Mesmo com os juros mais altos do mercado em caso de atraso no pagamento, o cartão de crédito tem sido, cada vez mais, escolhido pelos brasileiros dentro de outras possibilidades de compras com crédito.
Leia também: Com novo aumento, preço da gasolina nas refinarias já subiu 31% neste ano
Só em fevereiro, de acordo com dados do Indicador de Uso do Crédito, apurados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), quatro em cada dez brasileiros (37%) recorreram ao cartão de crédito para fazer compras mensais.
A preferência pelo uso do cartão ficou muito na frente das outras modalidades de crédito, como o crediário (10%) e o limite do cheque especial (9%). Para o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior, as facilidades oferecidas pelo cartão de crédito e o aumento da sua aceitação pelos estabelecimentos comerciais são as principais razões para a liderança no ranking.
Confira a lista:
- Cartão de crédito: 37%
- Crediário: 10%
- Limite do cheque especial: 9%
- Empréstimos: 7%
- Financiamentos: 5%
Ao todo, 44% dos consumidores utilizaram, ao menos, uma dessas opções de crédito ao longo do mês de fevereiro, ante 56% que não usaram nenhuma. Apesar do grande uso do cartão, Pellizzaro Junior alerta que é preciso tomar cuidado com o endividamento: "É preciso ter cuidado para evitar o endividamento excessivo que pode levar ao não pagamento da fatura, aumentando muito o valor da dívida inicial em razão dos juros cobrados pelo atraso", afirma.
Leia também: Só há recursos para bancar o Minha Casa Minha Vida até junho, diz ministro
Isso porque, entre esses quatro brasileiros que escolhem usar o cartão de crédito, um deles (25%) entrou no rotativo em fevereiro, que é uma das modalidades de empréstimo mais caras do mercado - no mês pesquisado, os juros estavam em 296% ao ano. Outros 73% dos consumidores, entretanto, conseguiram pagar o valor integral da fatura do mês.
Cartão de crédito é cada vez mais usado para despesas básicas
O levantamento da CNDL e do SPC Brasil aponta, também, que o cartão de crédito
tem sido usado cada vez mais para de despesas básicas do mês. As compras de alimentos no cartão aparecem em primeiro lugar, feitas por 66% dos entrevistados. Em seguida aparecem compras de remédios (46%) e roupas e calçados (36%).
Leia também: Brasil fechou mais de 43 mil vagas formais de emprego em março, aponta Caged
- Alimentos: 66%
- Compras de Remédios: 46%
- Roupas e Calçados: 36%
- Combustíveis: 35%
- Idas a bares e restaurantes: 29%
- Assinatura de serviços de streaming, como conteúdo de vídeo e áudio, e revistas: 19%