A agência DM9 deve fechar suas portas em breve. É o que aponta uma apuração do jornal O Estado de S. Paulo, divulgada nesta quarta-feira (19) que descobriu que a marca não aguentou a crise após correr o risco de perder seus principais clientes.
Leia também: Família Civita acerta venda do Grupo Abril, mas dá calote de R$ 1,6 bilhão
De acordo com a publicação, a empresa, que já sofre alguns anos com a perda de clientes e de relevância no mercado, sofreu um baque ao perder sua conta do Banco Itaú. Além disso, outros dois grandes parceiros, o McDonald's e a rede de hipermercados Walmart, também anunciaram que abririam oportunidades para a concorrência e que poderiam deixar a agência DM9 no ano que vem.
O jornal apurou que os problemas da empresa, que atua na área há 29 anos e é considerada a 15ª maior do setor segundo com um levantamento do Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) Inteligência, começaram há cerca de cinco anos. Na época, Sérgio Valente, executivo da DM9DDB, deixou a agência para seguir para a Rede Globo.
Desde então, a companhia passou por diversas gestões e, desde 2015, foi comprada, junto com o Grupo ABC, pela Omnicom. Somente entre janeiro e setembro deste ano, de acordo com o Ibope, a DM9 possuia compras de mídia estimadas em R$ 1,3 bilhão.
Com o fechamento da empresa de publicidade
, a agência Sunset, que também pertence à Omnicom, vai herdar os clientes, passando a se chamar SunsetDDB. Marcas como Perdigão e Johnson & Johnson estão neste pacote.
Você viu?
Leia também: Justiça federal de SP volta a suspender acordo entre Embraer e Boeing
Em nota, o publicitário Nizan Guanaes, que foi sócio e co-fundador do antigo Grupo ABC, disse que o papel da DMP na propaganda mundial "é patrimônio eterno do Brasil". Ele também colocou boas expectativas no lançamento da nova empresa. "A SunsetDDB chega usando o universo infinito dos dados com a força infinita da criatividade", disse.
Problemas da agência DM9 começaram há cinco anos
Leia também: Já garantiu o presente de Natal? Preços ficam 12,6% mais caros antes da data
Ainda de acordo com a reportagem, Guanaes também tentou ajudar no processo de recuperação da agência DM9
. Afastado há alguns anos, ele voltou para a companhia como um consultor, mas, na prática, estava no comando. Segundo informações, a empresa chegou a atender clientes que podia inciar os pagamentos dentro de até um ano para tentar alavancar os negócios.