Os brasileiros já gastaram mais de R$ 1 bilhão em compras em produtos nesta Black Friday. Os números, que medem apenas o total de vendas feitas em lojas virtuais e com pagamentos em cartão de crédito, estão sendo medidos pelo site da ClearSale nesta sexta-feira (23).
Leia também: Black Friday Brasil tem 'saldão de memes' na internet; confira os melhores
De acordo com o medidor, que foi criado pela plataforma especialmente para medir o volume de vendas durante a Black Friday
já gastos R$ 1.372.480.581,00 em compras pagas com cartão de crédito e efetuadas em e-commerces. O valor registrado foi atualizado pela última vez às 16h.
O montante de mais de R$ 1 bilhão foi acumulado de um total de 1.788.398 pedidos distribuidos por todo o Brasil. Ainda segundo as informações do site, cada consumidor tem gastado, em média, R$ 767,00 neste dia de liquidações.
Eletrodomésticos, celulares, eletrônicos, produtos de informática e móveis são os cinco intens mais vendidos durante essa Black Friday até o momento. A venda de eletrodoméstricos lidera o ranking, sendo responsável por R$ 316.270.308,00 do faturamento, seguida pelas compras de celulares, que já somam R$ 299.369.582,00.
Leia também: No primeiro horário, Black Friday registrou uma reclamação a cada 30 segundos
Logo atrás vem os eletrônicos (R$ 258.692.002,00), informática (R$ 143.796.163,00) e móveis (R$ 55.794.081,00).
Você viu?
Perfil dos compradores da Black Friday
De acordo com as informações do ClearSale, as cinco cidades que lideram a lista das que mais compraram neste dia são, todas, capitais do País.
São Paulo foi a cidade que mais gastou dinheiro com a data até o momento, sendo responsável por R$ 185.326.555,00 do faturamento. A segunda posição fica com o Rio de Janeiro, que já gastou R$ 88.276.320,00 e a terceira com Belo Horizonte, que registrou R$ 40.125.161,00 em compras.
A quarta e quinta colocação ficam com Brasília e Curitiba, que gastaram R$ 31.017.395,00 e R$ 23.328.610,00, respectivamente.
Além da lista de cinco cidades que mais compraram até o momento, a plataforma também está observando o comportamento dos consumidores divididos por regiões do Brasil.
No geral, os homens estão comprando mais do que as mulheres. Eles gastaram mais no Norte (57,6%), no Nordeste (53,7%), no Centro-Oeste (54,3%) e no Sul (51%). O sexo feminino ficou na frente apenas no Sudeste, onde as mulheres fizeram 50,4% das compras.
Leia também: No Twitter, usuários reclamam de falsas promoções: "Black Fraude"
O medidor da plataforma também mostrou que a maioria das compras durante a Black Friday
são feitas pelos jovens. A faixa-etária de 18 a 30 anos está ganhando em todas as cinco regiões do País como a que mais compra. A população com mais de 40 anos é a que menos comprou até o momento no Brasil inteiro.