Crescimento no setor de serviços em São Paulo acompanha a tendência nacional de agosto
Creative Commons
Crescimento no setor de serviços em São Paulo acompanha a tendência nacional de agosto

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) divulgou dados que mostram crescimento no setor de serviços no Estado de São Paulo e a geração de 20.964 empregos formais no mês de agosto.

Leia também: Setor de serviços cresce 1,2% em agosto e tem menor queda anual desde 2015

O número representa o melhor resultado em crescimento no setor de serviços do mês desde 2014 e quase dobra o valor obtido no mesmo período do ano passado. No âmbito nacional, não é diferente. O setor foi o que mais cresceu no mês de agosto, com 1,2% de aumento – a queda anual é a menor desde 2015 no Brasil.

Apesar dos números positivos e o otimismo do mercado, a entidade prega cautela aos empresários na hora de contratar e aos trabalhadores com seus gastos nesse final de ano, pois, por mais que haja crescimento recente na economia, o momento ainda é de incertezas.

Segundo o levantamento, o setor educacional lidera a lista como maior gerador de empregos: houve preenchimento de 8.273 vagas, muito em função do início do segundo semestre letivo. Na sequência, vem os serviços médicos, odontológicos e sociais, que empregaram 3.523 no Estado. 

Levando em conta os oito meses do ano (os dados vão até agosto), 131 mil vagas foram preenchidas no setor de serviços paulista. A educação lidera também, com 30.468 vagas; na sequência serviços médicos, odontológicos e sociais, 24.234 vagas; e administrativos, 23.917 vagas. No total, o número de empregos no Estado de São Paulo passa a ser superior a 7,4 milhões. O avanço é de 1% em relação a agosto do ano passado, segundo a FecomercioSP .

Você viu?

Leia também: Mercado reduz em R$ 4 bilhões previsão de rombo nas contas do governo para 2018

Crescimento no setor de serviços por região

Crescimento no setor de serviços por região no Estado de São Paulo (mapa)
Marcos Elias de Oliveira Júnior/Wikipedia
Crescimento no setor de serviços por região no Estado de São Paulo (mapa)




A região da capital paulista, que concentra mais de 32 milhões dos cerca de 44 milhões de paulistas, gerou 8.178 empregos no mês de agosto e teve o melhor desempenho, seguido pelas regiões de Campinas e Ribeirão Preto. A única região que registrou maior número de desligamentos do que de admissões foi a de Presidente Prudente, com redução de 156 vagas.

Leia também: Comércio e serviços devem gerar 59 mil empregos até o fim de ano, diz CNDL

De acordo com a FecomercioSP, apesar do crescimento no setor de serviços ter sido registrado no Estado e no País, o momento exige cautela. É preciso que a demanda cresça e se consolide melhor para que os empregos aumentem de forma estável. Os números divulgados expõem, segundo a federação, o processo de recuperação das quase 240 mil vagas perdidas entre 2015 e 2016 em São Paulo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!