Pagamento do abono do PIS é feito em todas as agências da Caixa Econômica Federal e lotéricas do Brasil
Agência Brasil
Pagamento do abono do PIS é feito em todas as agências da Caixa Econômica Federal e lotéricas do Brasil

Os trabalhadores nascidos no mês de setembro recebem o pagamento do Abono Salarial do PIS/Pasep a partir desta quinta-feira (14). Os valores liberados pelo Ministério do Trabalho são referentes ao ano-base 2016.

Leia também: Aprendizado e apoio financeiro potencializam empreendedorismo nas periferias

A partir da data, também serão pagos os servidores públicos com final da inscrição 2. Os trabalhadores da iniciativa privada podem retirar o dinheiro do abono salarial em qualquer agência da Caixa Econômica Federal ou casas lotéricas de todo o País. Os servidores devem sacar o benefício em unidades do Banco do Brasil.

Para ter direito ao abono, o trabalhador precisa ter atuado formalmente por pelo menos um mês em 2016 e recebido uma remuneração média de até dois salários mínimos. Também é necessário e estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter os dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Leia também: Intenção de investimentos da indústria registra queda no terceiro trimestre

O valor a ser recebido depende de quanto a pessoa trabalhou no ano-base. Quem esteve empregado formalmente durante 2016 inteiro vai receber um salário mínimo, no valor de R$ 937. Quem trabalhou apenas um mês, receberá 1/12 dessa quantia, e assim sucessivamente. 

De acordo com o chefe da divisão do Abono Salarial do Ministério do Trabalho, Márcio Ubiratan, os recursos ficarão disponíveis para saque nos bancos até o dia 30 de junho de 2018. Apesar disso, ele recomenda que as pessoas sigam o calendário de saques programado para o PIS/Pasep para evitar tumultos nas agências bancárias.

Segundo o Ministério do Trabalho, foram identificados 24,34 milhões de brasileiros com direito ao PIS/Pasep ano-base 2016.  O calendário de pagamento foi aberto em julho deste ano. Até o final de agosto, 3,6 milhões de trabalhadores tinham sacado o benefício, o que corresponde a 14.85% do total.

Leia também: Flexibilização das horas de trabalho cresceu 12% em um ano

Os próximos trabalhadores a terem o abono salarial liberado serão os nascidos em outubro. Eles poderão retirar o dinheiro a partir do dia 19 do próximo mês – mesmo dia em que os servidores públicos com final da inscrição 3 começam a ser pagos. O último lote do abono será liberado em março de 2018.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!