Brasil Econômico

O Indicador de Intenção de Investimentos da Indústria registrou queda no terceiro trimestre deste ano. Segundo levantamento divulgado nesta quarta-feira (13) pela Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), o índice caiu 2,8 pontos na comparação com o trimestre anterior. O indicador que mede o interesse de empresas em investir agora está em 105,1 pontos, em uma escala de 0 a 200 pontos.

Leia também: Maior parte dos imóveis de São Paulo terá IPTU corrigido pela inflação

Entre o segundo e o terceiro trimestre de 2017, houve redução na parcela de empresas da indústria com previsão de investir mais nos próximos 12 meses, passando de 25,6% para 21,1%. Ao mesmo tempo, a parcela de empresas com expectativa de investir menos também caiu, passando de 17,7% para 16%. Segundo a Ibre/FGV, este foi o segundo trimestre seguido em que a proporção de empresas prevendo investir mais superou as que projetam investir menos, algo que não ocorria desde 2014.

Segundo levantamento, baixo interesse da indústria com investimentos é explicado por incerteza com a economia
Arquivo/Agência Brasil
Segundo levantamento, baixo interesse da indústria com investimentos é explicado por incerteza com a economia

Leia também: Setor de serviços recua 0,8% em julho, após duas altas seguidas, aponta IBGE

A maior parte das empresas prevê uma estabilidade no nível de investimentos. De acordo com o levantamento, o grau de incerteza aumentou. As empresas incertas quanto à execução do plano de investimentos responderam por 27,3% do total no terceiro trimestre, seis pontos percentuais acima do registrado no trimestre anterior. O percentual de empresas certas de seus planos de investimentos também cresceu, mas em ritmo mais moderado, passando de 25% para 28,2% no mesmo período.

Para Aloisio Campelo Junior, superintendente de Estatísticas Públicas da Ibre/FGV, a queda do indicador retrata a dificuldade de acelerar investimentos em um cenário com alta ociosidade e incerteza. "O setor industrial coloca-se em compasso de espera por notícias que aumentem o grau de certeza quanto ao rumo da economia no horizonte de dois a três anos", analisa.

Leia também: Mais de 59 milhões de brasileiros têm contas em atraso, diz pesquisa

"Essa postura pode ser ilustrada pela ocorrência de um recorde de empresas prevendo estabilização do ritmo de crescimento dos investimentos nos próximos meses apesar de a economia apresentar uma inequívoca tendência de aceleração no momento", afirma. A pesquisa coletou informações de 723 empresas do setor de indústria entre 3 de julho e 31 de agosto.

* Com informações da Agência Brasil.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!