Tamanho do texto

Boa Vista SCPC evidenciou retração de 9,5% nos valores acumulados em 12 meses na demanda por crédito e decréscimo de 8,4% na análise interanual

Brasil Econômico

Boa Vista SCPC apontou que em 12 meses a avaliação apresentou decréscimo de 14% nas instituições financeiras
iStock
Boa Vista SCPC apontou que em 12 meses a avaliação apresentou decréscimo de 14% nas instituições financeiras

Segundo a Boa Vista SCPC – Serviços Central de Proteção ao Crédito, a demanda por crédito do consumidor registrou queda de 4% em fevereiro, na avaliação dessazonalizada contra janeiro. Em relação aos valores acumulados em 12 meses, ou seja, de março do ano passado até fevereiro de 2017 frente aos 12 meses antecedentes, houve recuo de 9,5%. Na análise interanual a retração na contratação de crédito chegou a 8,4%.

Leia também: Demanda de crédito do consumidor sobe 1,4% em janeiro, diz Boa Vista SCPC

Considerando os segmentos que compõem o indicador, a Boa Vista SCPC apontou que em 12 meses a avaliação apresentou queda de 14% nas instituições financeiras, enquanto que o segmento não financeiro retraiu 6,7%.

Apesar da propagação de algumas melhorias econômicas, os resultados ainda se mostraram frágeis no que se diz respeito à demanda por crédito.  Fatores como altas taxas de juros, rendimentos reais negativos e desemprego elevado foram os principais contribuintes no comportamento do indicador, uma vez que aumentam a cautela e aversão ao consumo por parte das famílias.

Contudo, estima-se que a redução dos juros e da inflação aumente a confiança dos agentes, auxiliando assim, no processo de retomada do crescimento da procura por crédito a partir do segundo semestre de 2017.

Leia também: UE, China e Coreia do Sul suspendem importações de carnes do Brasil

Janeiro

Vale ressaltar que em janeiro a demanda por crédito do consumidor aumentou 1,4% ante a avaliação dessazonalizada de dezembro. No acumulado de 12 meses e na análise interanual, houve recuo de 9,2% e 1,9%, respectivamente.

Em relação aos segmentos que integram o indicador, a avaliação em 12 meses apontou queda de 14,7% nas instituições financeiras, enquanto que a retração do segmento não financeiro foi de 5,9%. Com isso, ambos os componentes evidenciaram uma desaceleração se comparados aos últimos resultados, indicando uma possível inflexão de tendência.

Metodologia

O indicador de Demanda do Consumidor por Crédito do Consumidor é baseado em dados de empresas coletados pela Boa Vista SCPC. Em janeiro de 2014, os fatores sazonais foram atualizados, havendo uma reelaboração nas séries dessazonalizadas, com a utilização de filtros sazonais como o X-12 ARIMA. É importante lembrar que a s séries têm como ano base a média de 2011 = 100, passando por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal.

Leia também: Impostômetro atinge marca de R$ 500 bilhões nove dias antes de 2016