Boa Vista SCPC registrou queda de 8,9%  na  busca por crédito pelos consumidores no primeiro semestre de 2016
iStock
Boa Vista SCPC registrou queda de 8,9% na busca por crédito pelos consumidores no primeiro semestre de 2016

De acordo com informações da Boa Vista SCPC – Serviços Central de Proteção ao Crédito, a demanda por credito do consumidor registrou aumento de 1,4% em janeiro ante a avaliação dessazonalizada de dezembro. Já no acumulado de 12 meses, houve recuo de 9,2%, enquanto a análise interanual a queda foi de 1,9%.

LEIA MAIS: Confiança da indústria recua 1,2 ponto em fevereiro, diz FGV

Vale ressaltar que a Boa Vista SCPC é uma parceria estratégica que atua na tomada de decisões de empresas a fim de reduzir riscos nos negócios. No total, possui 350 milhões de informações comerciais de consumidores e entidades, recebendo aproximadamente 7 milhões de consultas por dia.

Avaliação

No que se diz respeito aos segmentos que integram o indicador, a avaliação em 12 meses apresentou queda de 14,7% nas instituições financeiras, enquanto que a retração do segmento não financeiro foi de 5,9%. Contudo, ambos os componentes evidenciaram uma desaceleração se comparados aos últimos resultados, indicando assim, uma possível inflexão de tendência.

Os resultados da tendência do indicador ainda revelaram fragilidade na demanda por crédito, apesar de algumas melhorias na economia. Fatores como taxas de juros elevadas, rendimentos reais negativos e alto nível de desemprego contribuíram para o resultado, o que impõe maior cautela no consumo por parte das famílias.

Você viu?

LEIA MAIS: Número de empresas inadimplentes cresceu cerca de 5,28% em janeiro, diz SPC

Por outro lado, a possível redução de juros e inflação deve impactar positivamente a confiança dos agentes, contribuindo também para a retomada do crescimento dos consumidores que buscam por crédito por parte dos consumidores a partir do segundo semestre deste ano.

2016

A busca por crédito pelos consumidores sofreu queda de 8,9% no primeiro semestre de 2016 em comparação ao mesmo período de 2015. Considerando o acumulado de 12 meses que terminou no mês de junho, o recuo chegou ao patamar de 5,1%. Na comparação com o mesmo mês em 2015, a queda na procura por crédito chegou a 8,2%.

Metodologia

O indicador de Demanda do Consumidor por Crédito do Consumidor é baseado em dados de empresas coletados pela Boa Vista SCPC. Em janeiro de 2014, os fatores sazonais foram atualizados, havendo uma reelaboração nas séries dessazonalizadas, com a utilização de filtros sazonais como o X-12 ARIMA. É importante lembrar que a s séries têm como ano base a média de 2011 = 100, passando por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal.

LEIA MAIS: Crédito tem demanda reduzida no primeiro semestre

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!