Tamanho do texto

O processo, que pode ser realizado de forma trimestral, semestral ou até mesmo anual, consiste em avaliar o desempenho individual dos empregados

Com a avaliação de desempenho, é possível melhorar o trabalho individualmente, resultando em uma melhora nos resultados da empresa
Reprodução
Com a avaliação de desempenho, é possível melhorar o trabalho individualmente, resultando em uma melhora nos resultados da empresa

A avaliação de desempenho é caracterizada como uma ferramenta que faz a medição do desempenho de cada colaborador de uma empresa. Isso permite fazer uma comparação entre o que se espera do funcionário e o que realmente está sendo apresentado. 

LEIA:  Veja quatro dicas para melhorar seus investimentos

O processo de avaliação de desempenho pode ser realizado de forma trimestral, semestral ou até mesmo anual, dependendo das necessidades da organização. Sempre conta com a presença de um supervisor, que ajuda os funcionários a entenderem de fato quais são as suas funções e objetivos dentro da companhia.

As etapas

É possível que a avaliação seja realizada de diferentes formas. É importante, no entanto, que os líderes sempre estejam atentos ao trabalho de seus colaboradores, fazendo uma observação diária de seu desempenho. Ele deve avaliar pontos importantes, como o relacionamento com os demais empregados, seu comprometimento e suas limitações. Nesta etapa, é importante dar um retorno a quem está sendo avaliado. 

LEIA MAIS:  Seis situações em que dizer "não" pode fazer bem ao seu negócio

Uma próxima etapa importante na avaliação é fazer a identificação de quais são os problemas que aquele funcionário enfrenta na execução de seu trabalho. Assim, o líder e o empregado conseguem discutir juntos para encontrar soluções e aumentar a qualidade na realização das tarefas diárias.

Na terceira etapa, começam as entrevistas com os funcionários, realizadas dentro de um determinado período. Nessas conversas, serão avaliados os pontos em que a pessoa conseguiu evoluir e o que ainda precisa ser modificado para que o trabalho alcance sua qualidade máxima. Este momento também permitirá encontrar situações que estão fora da alçada de solução. 

Após estas três etapas, o avaliador terá todas as informações sobre o desempenho de cada um de seus funcionários, fazendo com que seja mais fácil melhorar o trabalho individualmente e, como consequência, melhorar os resultados da empresa como um todo.

LEIA TAMBÉM:  Por que deveríamos repensar o conceito de "trabalho dos sonhos"

A ideia de uma avaliação de desempenho não é fazer algum tipo de punição aos funcionários, mas encontrar soluções para que eles consigam passar pelas dificuldades que enfrentam no dia a dia da empresa.