Liderar não é para todo mundo. É necessário uma gama de habilidades e bastante sensibilidade para ser um líder forte e bem sucedido. Você tem curiosidade de saber quais habilidades são essas? Faça o quiz abaixo, preparado pela revista Inc.com e descubra se você é um líder nato.
1. Você se comunica bem?
Comunicar-se bem é um atributo chave para ser um líder de verdade. Sabe por que? Porque é indispensável que você saiba se comunicar com sua equipe e que eles entendam o que precisa ser feito.
2. Você é honesto?
Ser honesto é especialmente importante quando você tem que dar o exemplo à equipe. Se seus funcionários notarem qualquer evidência de desonestidade em você, provavelmente, você vai perder a lealdade deles.
3. Você delega tarefas?
Você é um só e não pode fazer tudo sozinho. Bons líderes sabem quando é hora de passar a tocha e confiam a seu time tarefas importantes.
4. Você é confiante?
São os líderes que tomam as difíceis decisões. E quando eles decidem algo com confiança eles encorajam a equipe a confiar em seu julgamento, especialmente em épocas difíceis. Nem sempre a questão mais importante é se a decisão que tomada resultou no melhor resultado, mas se o líder agiu com confiança após considerar as aopções cuidadosamente.
5. Você trabalha duro?
Você está disposto a trabalhar duro junto com a sua equipe? Um bom líder sabe a diferença entre mandar seus funcionários executarem uma tarefa e mostrar a eles como se faz.
6. Você é intuitivo?
Um bom líder tem um talento especial para prever o que vai funcionar e o que não vai. Se você é intuitivo, provavelmente sabe quando é indicado tomar uma rota segura e quando é indicado correr riscos.
7. Você é bom em fazer autoavaliação?
Ninguém escapa da avaliação do líder, nem ele mesmo. É fundamental que um líder queira aperfeiçoar suas habilidades e se tornar melhor dias após dia. Ninguém consegue crescer e se adaptar sem estar disposto a mudar e se aprimorar.
8. Você fomenta criatividade?
Abrir espaço para a criatividade e novas ideias é indispensável para o crescimento de uma empresa. Um bom líder não costuma estar apenas aberto a novas ideias, mas encorajar seus funcionários a pensarem de maneira criativa.
9. Você mantém atitudes positivas?
É importante manter a tranquilidade e a positividade quando se está gerenciando um grupo de pessoas que diariamente buscam inspiração e segurança em você.
10. Você é humilde?
Ter humildade, entre outras coisas, significa ter a confiança e a consciência para saber que você pode estar errado. Isso também pode significar que você pode não ter todas as respostas e que está disposto a dar crédito a outras pessoas.
11. Você concorda com os valores pregados pela sua empresa?
Quando você vive e respeita os valores da empresa para a qual trabalha, você serve de exemplo para toda a equipe. Isso mostra aos seus funcionários que você realmente se importa com a organização e com o crescimento da empresa.
12. Você é empático?
Colocar-se no lugar dos seus funcionários e entender como eles se sentem é essencial em um líder. Você não pode ignorar o que eles pensam ou sentem e, ainda assim, esperar ser respeitado.
13. Você inspira os outros?
Um bom líder inspira os membros de seu time a evoluir como pessoas e alcançar os objetivos traçados pela empresa.
14. Você respeita a forma como os outros se comunicam?
Um líder perspicaz entende que nem todo mundo se comunica do mesmo modeo que ele e que, portanto, é preciso adaptar-se às diferentes formas como se comunicam os membros de sua equipe.
15. Você é perceptivo?
Você costuma ver o que os outros não veem? Bons líderes procuram sinais (em pessoas, projetos, etc) que indicam se eles seriam ou não uma boa aquisição para a empresa, por exemplo.
16. Você motiva sua equipe?
Se você não estimular seus funcionários a darem o melhor de si, quem estimulará? Ser um líder significa estimular sua equipe a desafiar-se e a evoluir.
17. Você é sensível às necessidades do seu time?
Ser acessível quando seus funcionários precisam de alguma coisa é a chave de uma boa liderança. Se eles sentem que não podem procurar pelo chefe quando têm um problema, eles não respeitarão ou confiarão nele como líder.
18. Você assume riscos?
Assumir riscos é uma parte inevitável quando se está conduzindo uma organização, e um bom líder entende quando e como assumi-los.
19. Você define e alcança objetivos?
Um bom líder chama para si a responsabilidade de definir, estabelecer e alcançar metas.
20. Você constroi relacionamentos de equipe?
Um bom líder entende que seus membros precisam ter bons relacionamentos uns com os outros para alcançar objetivos.
Se você respondeu "sim" para a maioria dessas perguntas, parabéns! Você tem as habilidades e sensibilidades de um líder nato e dispões do que é necessário para conduzir sua equipe em uma jornada que tem tudo para ser bem sucedida.