A americana Vanessa Hurst é cofundadora da organização sem fins lucrativos “Girl Develop It”, dedicada ao fornecimento de oportunidades para mulheres que desejam aprender sobre o desenvolvimento de softwares. Atualmente, a instituição está presente em mais de 52 cidades dos Estados Unidos, experiência que proporcionou amadurecimento profissional à empresária. Assim, ela decidiu compartilhar seu conhecimento em liderança em um artigo no site da Time.

undefined
Reprodução
Liderança tem tudo a ver com a decisão sobre quem ouvir e quando, educadamente, ignorar

Veja três dicas da empresária para ser um líder melhor.

1. Compartilhe seus valores

Ao começar um negócio, é necessário ter as pessoas certas em seu time. Para isso acontecer, você deve deixar claro quais são os seus valores e comunicar por que você faz alguma coisa (mais do que como você faz).  Segundo a especialista, isso é essencial porque suas metas e programações poderão se transformar ao longo dos anos, mas seus valores, não. Quando aquilo em que você acredita é evidente, é mais fácil as pessoas te ajudarem mesmo quando os planos mudam. 

2. Divida sua visão

Mesmo se você não tiver um plano traçado sobre como atingir um objetivo, o hábito profissional de dividir o que você gostaria de alcançar poderá te ajudar. Independente de que seja algo para “algum dia” ou “para o próximo mês”, você ficaria surpreso em saber quantas pessoas querem de ajudar a ser bem sucedido – mas isso só poderá acontecer se eles souberem aonde você quer chegar enquanto você caminha.

“Com a ONG, queríamos ajudar as mulheres a aprender sobre o desenvolvimento de software, mas não tínhamos certeza de como tornar nosso sonho em algo sustentável. Ao longo do tempo, encontramos dezenas de empresas e espaços comunitários dispostos a acolher nossas aulas de graça ou com desconto. Tivemos também as pessoas voluntárias para dar aulas. Todos apoiaram a nossa visão”, conta a empresária.

3. Ouça de maneira seletiva
Como um líder, você deverá ouvir as pessoas – mas é importante não se deixar enlouquecer com todas as sugestões que lhe são dadas. Liderança tem tudo a ver com a decisão de quem ouvir e quem, educadamente, ignorar.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Mostrar mais

      Comentários