Brasil Econômico

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Contratar nunca é uma tarefa fácil. Contratar um candidato para um alto cargo de executivo é uma das coisas mais difíceis que você pode fazer como líder.

"A maioria das decisões que o administrador de um negócio toma é pequena", diz David E. Perry, co-autor do livro "Hiring Greatness: How to Recruit Your Dream Team ans Crush The Competition" e especialista com mais de 30 anos de experiência no mercado.

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Creative Commons/Pixabay
Persuadir os maiores talentos do mercado é uma atividade árdua

"Uma venda não soma muito valor a um pequeno negócio, ou causa danos a ele, se der errado, mas contratar um executivo é diferente. Contratar um executivo pode quebrar sua empresa ou torná-la muito bem sucedida".

Um funcionário muito competente pode fazer sua empresa alcançar um novo patamar ao aumentar as vendas, elevar a produtividade, desvendar novos mercados ou novas direções e desenvolver inovações. Por outro lado, uma má contratação pode ser mortal para uma empresa de pequeno porte.

Como se isso já não fosse suficientemente desafiador, no mercado de trabalho apertado de hoje, a competição por talentos é feroz. É por isso que grandes companhias pagam rios de dinheiro para firmas caçadoras de executivos, na esperança de conseguir trazer o talento que pode ajudar os negócios crescerem.

Mas e se você não tiver todo essse dinheiro para contratar uma empresa que faz esse tipo de trabalho? Saiba que você mesmo pode fazer uma série de coisas que uma empresa de busca faria por você. Veja essas dicas dadas por Perry à Revista Inc. e que podem aumentar suas chances de contratar um vencedor.

1. Crie um perfil de sucesso

"Com muita frequência, empreendedores enxergam a aquisição de funcionários como um simples processo de expansão", conta Perry.

Ao invés disso, ele recomenda, a contratação de um executivo deve ser tratada como um tipo de investimento. "O empreendedor deve mensurar o retorno que vai obter dessa contratação".

Com isso em mente, você deve criar um perfil de sucesso que claramente define o papel do executivo e como exatamente ele deve beneficiar os negócios ao exercer seu papel nesta função.

"Funções de alto nível devem sempre ser amarradas a estratégias", ele acrescenta. "Ser claro em como o executivo vai contribuir para o sucesso da empresa é fundamental para se compreender quem se deve contratar".

2. Aprenda a encontrar pessoas que não estão procurando emprego

"Os melhores executivos não estão procurando por você. Eles já estão empregados - certamente, bem empregados - e não estão procurando emprego online. "Como proprietário de um negócio pequeno, você quer encontrar o melhor talento disponível, não apenas o melhor talento que está procurando por trabalho",diz Perry.

Então, aprenda a habilmente alcançar os funcionários que trabalham para seus concorrentes. "Monte uma equipe dedicada para cortejá-los".

3. Faça uma auto-avaliação

"Seu desafio é dar a altos executivos razões convincentes para eles se juntarem a sua empresa e permanecerem nela", diz Perry. Portanto, antes de começar a recrutar, faça a si mesmo essas duas perguntas: Sua empresa tem uma história capaz de persuadir os melhores executivos? Se fosse você, você aceitaria esse emprego? Se a reposta para uma delas for não, é melhor fazer alguns ajustes antes de começar o recrutamento.

4. Não dependa de anúncios de empredo ou conexões pessoais

Se uma pessoa não está efetivamente procurando um novo trabalho, você não saberá que elas estão disponíveis. As chances de elas verem seu anúncio de emprego também são bem pequenas. Então, como você pode aumentar a visibilidade da sua empresa para funcionários em potencial?

"Invista seu dinheiro na produção e publicação de bons artigos em revistas comericias", aconselha Perry. "Se você coloca sua empresa em uma posição de lidernaça, eles vão achar você. Facilite o trabalho para eles criando um perfil da empresa no LinkedIn que mostre o que você pode oferecer em termos de oportunidade e alcance o tipo de funcionário que melhor se ajusta ao seu negócio".

5. Amplie seu network

Networking é a melhor maneira de achar candidatos de altíssimo nível que não estão atrás de emprego. Você pode ter, inclusive, uma rede de contatos maior do que você imagina. Você, pessoalmente, e sua empresa, já têm uma rede de contatos com um enorme interesse em seu suecesso, o que inclui advogados, banqueiros, contadores, investidores, fornecedores, clientes fieis e associações comerciais da indústria.

Se você está buscando uma excelente contratação, alcance todas essas pessoas. "Quando abordados corretamente, eles ficam mais do que felizes em poder ajudar. Além disso, eles sabem exatamente de quem você não deve se aproximar. Use toda sua rede de contatos para reunir todo o tipo de informação que puder".

6. Esteja preparado para cortejar os melhores candidatos no momento certo

"As empresas caça-talentos trabalham com uma rede de executivos altamente qualificados dia após dia. "Elas sabem que eles são, onde eles estão, e qual é o melhor momento para cortejá-los. Nesses momentos eles podem conectá-los aos candidatos e ajudá-los a contratá-los", diz Perry.

Se você quer ser sua própria empresa de busca, adote uma abordagem semelhante. "Atribua a uma pessoa de cargo sênior a função de caçar os maiores talentos da sua área. Desvende em quais momentos os melhores funcionários de seus concorrentes estão querendo mudanças. Uma estratégia ainda melhor é prestar atenção aos anúncios de demissão. Dias depois de seu concorrente anunciar as dispensas, chame as pessoas qua ainda estão empregadas e ofereça a elas a oportunidade de trabalhar com você. "Sem dúvida, o melhor momento para seduzir as pessoas é quando elas estão refletindo sobre o futuro".

7. Invista no seu perfil pessoal

Construir a marca da sua empresa é algo ótimo a se fazer, mas você também deve aumentar a sua visibilidade pessoal porque é uma ferramenta de recrutamento poderosa.

"Faça palestras em feiras e congressos empresariais e escreva artigos de opinião para pubçicações comerciais", aconselha Perry. "Todos sabem que os empreendedores mais admirados recebem um fluxo contante e intenso de currículos que não foram solicitados", destaca.

A maneira mais rápida de construir seu negócio é fazer altos executivos acreditarem que sua grama é mais verde que a do vizinho e que você é capaz de levá-los a um nível mais alto".

8. Mantenha uma lista de potenciais contratações
"Pequenos empresários devem sempre avaliar e equilibrar os pontos fortes e fracos de suas equipes", diz Perry. Você deve ter uma lista com nomes que gostaria de contratar muito antes de efetivamente precisar contratar alguém para uma posição chave.

E depois de encontrar os candidatos em potencial, não deixe de acompanhar o trabalho deles. Uma ótima maneira de fazer isso é se conectar a essas pessoas no LinkedIn.

Também é uma boa ideia salvar as listas de participantes de confereências e feiras das quais você participou e manter contato com candidatos que se increveram para posições na empresa na época em que não havia vagas e pareceram ser grandes promessas.

9. Venda primeiro, compre depois

Antes de avaliar se deseja ou não contratar alguém, você tem primeiro que conseguir que a pessoa queria trabalhar para você. Venda sua empresa para os funcionários em potencial, assim como você o faria para um investidor. Se você fizer isso, um talentoso executivo pode preferir escolher a sua empresa e não uma companhia maior porque ele está apostando em você, exatamente como um investidor faria.

10. Tenha cautela
Recrutar talentos demanda esforço e paciência, então tenha calma e se dê tempo suficiente para fazer essas contratações. Não tenha medo de recusar negociações se a contratação e o retorno que elas implicam não são exatamente o que você deseja. "Isso vai ainda aumentar o valor do seu negócio perante o candidato", diz Perry.

11. Não esqueça de ofercer recompensas não palpáveis
A pessoa que as empresas desejam contratar não querem apenas dineiro. Elas querem ser as melhores e ser identificadas como as melhores pelos outros. Elas querem deixar uma impressão para o mundo.

Assim, entender quais são as recompensas intangíveis que a sua empresa pode oferecer - como estabilidade, desafio, crescimento rápido - é muito importante. Quando você entender a importância de itens como esses, você estará preparado para oferecer algo que vai muito além do dinheiro.

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