Samuel Moreira (PSDB-SP), relator da reforma da Previdência, busca antecipar parecer para esta quinta-feira
Divulgação/Agência Câmara
Samuel Moreira (PSDB-SP), relator da reforma da Previdência, busca antecipar parecer para esta quinta-feira

O relator da reforma da Previdência, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), trabalha para apresentar o relatório até esta quinta-feira (6) na comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa a matéria. Moreira está tentando antecipar o parecer a pedido do presidente da Casa, Rodrigo Maia, que procura votar a proposta na comissão ainda em junho.

Leia também: Entenda o que muda nas regras do INSS após a aprovação da MP do pente-fino

Maia pretende incluir a reforma na pauta do plenário da Câmara antes do recesso parlamentar de julho, caso haja votos suficientes para aprovar as mudanças nas regras da aposentadoria.

relator , no entanto, tem evitado fechar a data da apresentação do seu relatório, alegando que o prazo final é 15 de junho. Ainda há vários pontos da reforma que  precisam ser resolvidos, como por exemplo a exclusão ou a manutenção dos estados e municípios na proposta. Esse é um  dos pontos  mais sensíveis da reforma, diante da gravidade fiscal das contas estaduais. Os parlamentares não querem assumir sozinhos o ônus de votar um projeto impopular e perder votos nas suas bases eleitorais.

Outro ponto polêmico da reforma, a criação do regime de capitalização , também não está definido. Neste modelo, os trabalhadores poupam para as próprias aposentadorias e não para um montante que é repartido entre os inativos, como no modelo de repartição. Também está pendente a nova regra de transição para os servidores que ingressaram na carreira até 2003.

A comissão especial realiza nesta terça-feira (4) um seminário internacional para discutir a reforma. A fase de audiências públicas terminou na semana passada.

Veja: Calculadora da Previdência: recurso calcula a aposentadoria com a reforma


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!