Marcelo Camargo/Agência Brasil
"Vou conceder o pedido e encerrar a reunião para que possamos retomar na terça [23]", decidiu Felipe Francischini (PSL)

O mercado não reagiu bem ao adiamento da votação da reforma da Previdência na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados. O Ibovespa, principal indicador de desempenho da Bolsa de Valores brasileira (B3), terminou em queda de 1,11% no último pregão, batendo os 93.284 pontos. O dólar, por sua vez, subiu 0,83% e foi a R$ 3,9340.

A maior parte das principais ações que compõem o  Ibovespa  registraram queda nessa quarta (16). Os papéis da Vale, do Itaú e do Bradesco, por exemplo, caíram 1,60%, 1,55% e 1,38%, respectivamente. Os da Petrobras, que haviam se recuperado após a repercussão negativa quanto à intervenção de Jair Bolsonaro (PSL) na política de preços da estatal , registraram leve alta de 0,11%.

A sessão tumultuada na CCJ não agradou aos investidores. A previsão inicial era de que o parecer do relator da reforma da Previdência, deputado Delegado Marcelo Freitas (PSL), fosse votado ainda hoje, mas o processo foi adiado por falta de acordo. O presidente da Comissão, Felipe Francischini (PSL), foi quem bateu o martelo: "Vou conceder o pedido e encerrar a presente reunião para que possamos retomar na terça [23]".

Leia também: Por falta de acordo, presidente da CCJ adia votação da nova Previdência

Durante a sessão, iniciada no fim da tarde de ontem (16), houve bate-boca entre parlamentares contrários e favoráveis à reforma da Previdência . A oposição chegou a apresentar 24 requerimentos para tentar impedir o início da votação, argumentando que a discussão deveria ser adiada porque o relator não estava presente. Freitas estava reunido com partidos do centrão, que defendem a aprovação da reforma desde que sofra algumas alterações.

Entenda os pontos do Ibovespa

bolsa de valores
Rafael Matsunaga/Wikipédia
A lista de empresas que integram o Ibovespa pode ser consultada a qualquer momento no site da B3

De forma resumida, os pontos divulgados no noticiário representam o preço das ações que compõem o Ibovespa multiplicado pela quantidade teórica de ações, que é divulgada diariamente pela  B3 . Anunciar que o Ibovespa chegou a 93.284 pontos, como aconteceu hoje, é como dizer que um investidor hipotético que queira comprar os mesmos papéis pertencentes ao índice deve desembolsar exatamente R$ 93.284,00.

Essa carteira hipotética de ações é reformulada pela B3 a cada quatro meses, mas a  metodologia do sistema de pontos é a mesma desde a criação do  Ibovespa , tendo passado apenas por algumas readequações para facilitar sua divulgação. A última foi em 1997, quando o total de pontos foi dividido por 10. A lista de empresas que integram o índice pode ser consultada a qualquer momento no site oficial da B3.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!