Na última sexta , as ações da Petrobras, do presidente Roberto Castello Branco, fecharam o dia em queda de mais de 8%
José Cruz/Agência Brasil
Na última sexta , as ações da Petrobras, do presidente Roberto Castello Branco, fecharam o dia em queda de mais de 8%

Depois de um pregão traumático, marcado por um tombo de mais de 8% nas ações da Petrobras , o mercado começou a se recuperar neste início de semana. O Ibovespa, principal indicador de desempenho da Bolsa de Valores brasileira (B3), fechou a segunda-feira (15) com variação positiva de 0,22%, a 93.082 pontos. A cotação do dólar, depois de duas altas consecutivas, caiu 0,52% e foi a R$ 3,8690.

Apesar do dia positivo para a Petrobras, que subiu 0,39%, os principais papéis que compõem a carteira do Ibovespa  encerraram o pregão em ligeira queda. As ações da Vale e do Bradesco, por exemplo, registraram variações negativas de 0,29% e 0,23%, respectivamente. Os papéis do Itaú ficaram praticamente estáveis, caindo 0,06%.

O sentimento é de cautela. O mercado financeiro não ficou feliz com a confirmação, por parte do próprio Jair Bolsonaro (PSL), de que  o governo foi o responsável por pedir a Petrobras que segurasse um reajuste de 5,7% no preço do diesel . Agora, os investidores aguardam o resultado das reuniões previstas entre membros do governo para discutir a intervenção.

Além disso, o mercado espera por novidades com relação à tramitação da nova Previdência. Ontem, o governo sofreu sua primeira derrota na CCJ (Comissão de Constituição de Justiça) da Câmara dos Deputados, que aprovou, com 50 votos favoráveis e cinco contrários, um requerimento de inversão de pauta. Com isso, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) do orçamento impositivo passa à frente e será discutida antes da reforma.

Entenda os pontos do Ibovespa

ibovespa
Getty Images
A lista de empresas que integram o Ibovespa pode ser consultada a qualquer momento no site da B3

De forma resumida, os pontos divulgados no noticiário representam o preço das ações que compõem o  Ibovespa  multiplicado pela quantidade teórica de ações, que é divulgada diariamente pela B3. Anunciar que o Ibovespa encerrou o dia em 94.491 pontos, como aconteceu ontem, é como dizer que um investidor hipotético que queira comprar os mesmos papéis pertencentes ao índice deve desembolsar exatamente R$ 94.491,00.

Essa carteira hipotética de ações é reformulada pela  B3  a cada quatro meses, mas a  metodologia do sistema de pontos é a mesma desde a criação do Ibovespa, tendo passado apenas por algumas readequações para facilitar sua divulgação. A última foi em 1997, quando o total de pontos foi dividido por 10. A lista de empresas que integram o índice pode ser consultada a qualquer momento no site oficial da B3.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!