Tamanho do texto

Rede é voltada para estética automotiva sustentável e conta com mais de 230 unidades; meta é fechar 2015 com 250

A Acquazero é uma rede de franquias especializada em estética automotiva sustentável. A marca, criada em 2009 por Marcos Mendes, vem ganhando espaço no mercado e hoje conta com mais de 230 pontos por todo o país. O crescimento explosivo da marca começou em 2012, após Mendes formar sociedade com Evandro Oliveira. A empresa atua em 10 modalidades de negócio e a expectativa dos sócios é faturar mais de R$ 3,5 milhões até o final do ano.

Marcos Mendes e Evandro Oliveira são sócios na rede de franquias Acquazero
Divulgação
Marcos Mendes e Evandro Oliveira são sócios na rede de franquias Acquazero

Em 2007, Mendes, que então trabalhava na IBM, decidiu abrir um lava-rápido para compor sua renda. O empreendimento não deu certo e, no mesmo ano, a empresa foi fechada. Dois anos depois ele se desligou da empresa e abriu a Acquazero, com o conhecimento que havia adquirido do empreendimento anterior e apostando na lavagem ecológica.

Para alcançar os números atuais, a franquia contou principalmente com a parceria de sucesso entre os sócios. Eles se conheceram em 2002 quando trabalhavam juntos na área de TI da HP. No local de trabalho, a dupla se aproximou, o que resultou em uma afinidade profissional e pessoal.

A escolha por largar o emprego e abrir um negócio próprio foi motivada pelo cansaço de Mendes com a área e por querer valorizar sua vida pessoal. “Estava com um filho recém-nascido e passava muito tempo no trabalho. Tinha medo de dedicar toda minha vida para isso e não criar meu filho”, justifica Mendes. O investimento inicial foi de R$ 500 mil.

Mendes propôs sociedade ao amigo para dar início à franquia. “A princípio eu não pude aceitar o convite porque estava envolvido com outro projeto. Após três anos, o Marcos desfez o acordo que tinha com o outro sócio e me convidou novamente. A partir deste momento começamos nossa jornada”, relata Evandro.

“Depois da nossa fusão, podemos dizer que de 60% a 80% do faturamento da empresa foi e até hoje está sendo revertido para o crescimento dela. Quando iniciamos a parceria na Acquazero, havia apenas dois funcionários. Atualmente estamos com aproximadamente 30”, relata Mendes. Ressaltando que a sintonia em relação ao trabalho que ambos mantém foi crucial para isso. Depois da parceria foram investidos mais R$ 500 mil para expansão.

Para os sócios, o maior problema foi acompanhar o crescimento do negócio em um cenário externo de crise. “O mercado não está tão simples, o risco está muito alto. Nossa expansão caiu em algumas modalidades, mas para o ano que vem queremos fechar pelo menos 50 contratos. Hoje, só não estamos em Roraima e no Acre“, comenta. Eles esperam alcançar R$ 4 milhões de faturamento em 2016.

Atualmente, o valor do investimento na franquia parte de R$ 4.800 para se tornar um licenciado da marca. Entre os serviços oferecidos está o enceramento, cristalização de vidros, limpeza técnica de motor, impermeabilização de estofados, higienização de ar-condicionado e revitalização de pintura. Para todos os serviços são utilizados produtos biodegradáveis e ecologicamente corretos.

>> MAIS: 7 atitudes que todo empreendedor deve ter para prosperar nos negócios


    Notícias Recomendadas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.