Segundo levantamento, a maioria dos brasileiros (55%) se encaixa no grupo de
Repodução/ITV
Segundo levantamento, a maioria dos brasileiros (55%) se encaixa no grupo de "consumidores em transição", isto é, com hábitos de consumo consciente ainda aquém do desejado

Apesar de a maioria dos brasileiros reconhecer a importância do consumo consciente, poucos vêm adotando práticas mais responsáveis no dia a dia. É o que mostra uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) realizada em todas as capitais do país, que entrevistou consumidores maiores de idade, de ambos os gêneros e de todas as classes sociais.

Leia também: Poupança tem a melhor captação da história para meses de setembro

De acordo com o levantamento, a maioria dos brasileiros (55%) se encaixa no grupo de "consumidores em transição", isto é, com hábitos de consumo consciente ainda aquém do desejado. Os pouco ou nada conscientes somam 14% do total de entrevistados, enquanto apenas 31% podem ser considerados consumidores – realmente – conscientes.

Os dados fazem parte do Indicador de Consumo Consciente (ICC), que atingiu 73% em 2018 e  manteve-se estável em relação ao ano passado (72%). O ICC pode variar de 0% a 100%: quanto mais próximo de 100% for o índice, maior é o nível de consumo consciente.

O estudo indica que, embora as pessoas enxerguem o consumo responsável como um fator que pode fazer diferença, essa preocupação nem sempre se traduz em ações concretas. Dos entrevistados, quase todos (98%) consideram importante ou muito importante ter uma vida com hábitos de consumo mais consciente — seja pela economia de recursos, de água e energia, seja pelo reaproveitamento das coisas.

“Muita gente entende a importância de transformar boas intenções em bons hábitos, mas só toma alguma atitude quando a conta fica cara. E não basta ter um esforço de conscientização apenas em situações críticas. Essa prática deve ser contínua, além de estar claro que a escassez de recursos é uma realidade bem próxima”, ressalta a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

Práticas de consumo consciente

O levantamento aponta que, dentre as várias ações de consumo consciente que já fazem parte da rotina dos brasileiros,  sempre pesquisar preço se destaca entre os entrevistados (92%)
iStock
O levantamento aponta que, dentre as várias ações de consumo consciente que já fazem parte da rotina dos brasileiros, sempre pesquisar preço se destaca entre os entrevistados (92%)

O aspecto financeiro é o que mais influencia as práticas de consumo consciente entre as pessoas. O levantamento aponta que, dentre as várias ações que já fazem parte da rotina dos brasileiros, destacam-se: sempre pesquisar preços (92%), avaliar previamente o orçamento (91%) e optar por não adquirir algo novo quando o bem ainda pode ser usado ou até mesmo consertado (90%).

Leia também: Boletos acima de R$ 100 – até os vencidos – já podem ser pagos em qualquer banco

Além disso, 88% dos entrevistados disseram ter o costume de fazer na própria casa alguns serviços que poderiam ser contratados fora para economizar, como manicure, pet shop, cinema e lanches. Outros 87% garantem que sempre planejam as compras do dia a dia, como supermercados, feiras e pequenas aquisições.

Você viu?

A pesquisa também indica que há um esforço por parte dos consumidores em controlar o orçamento e economizar ao máximo. Enquanto 78% sempre pedem descontos em suas compras, 77% não recorrem ao cheque especial ou ao limite do cartão de crédito para conseguir fechar as contas do mês. Outros 72% evitam fazer compras parceladas para não comprometer o seu rendimento mensal.

“A crise, ainda que à força, vem ensinando os brasileiros muitas lições valiosas sobre economizar e pesquisar antes de sair comprando. Não se trata de simplesmente frear o consumo, mas sim de entender que é preciso comprar com inteligência", avalia o educador financeiro do portal Meu Bolso Feliz, José Vignoli.  "Em vez de procurar sempre um produto novo, é possível buscar a reutilização, a troca, o aluguel", completa.

Meio ambiente

Ao considerar o consumo consciente de água, a atitude mais adotada pelos entrevistados pela CNDL e pelo SPC é fechar a torneira enquanto se escova os dentes (92%)
Shutterstock
Ao considerar o consumo consciente de água, a atitude mais adotada pelos entrevistados pela CNDL e pelo SPC é fechar a torneira enquanto se escova os dentes (92%)

A boa notícia é que os brasileiros já estão incorporando hábitos sustentáveis do ponto de vista ambiental a sua rotina. Ao considerar o consumo racional de água, a atitude mais adotada pelos entrevistados é fechar a torneira enquanto se escova os dentes (92%). Em seguida, aparecem os que dizem controlar mensalmente o valor da conta de água (86%) e ensaboar a louça com a torneira da pia fechada (85%).

Leia também: Após três meses de queda, vendas do comércio varejista sobem em agosto

Quanto ao uso racional de energia elétrica, também há também uma conscientização crescente dos brasileiros. Apagar as luzes de ambientes que não estão sendo utilizados é a principal prática (95%) mencionada. O segundo hábito mais comum de economia está ligado ao controle do valor da conta de luz (90%) e o terceiro é passar roupas apenas quando existe um volume grande de peças (82%).

Entre as ações de preservação do meio ambiente , as mais comumente citadas são doar ou trocar um produto antes de jogá-lo fora (86%) e evitar imprimir papéis para reduzir gastos e prejuízos ao planeta (79%). Em contrapartida, há um sinal de alerta: mais da metade só acha importante praticar o consumo consciente daqui a alguns anos, quando problemas mais graves atingirem o meio ambiente (55%).

Motivações e desafios

Para 35% dos entrevistados pela CNDL e pelo SPC, o consumo consciente de água e energia elétrica está ligado a ações que evitam o desperdício de um bem que pode acabar
Thinkstock
Para 35% dos entrevistados pela CNDL e pelo SPC, o consumo consciente de água e energia elétrica está ligado a ações que evitam o desperdício de um bem que pode acabar

A pesquisa também revela quais são os aspectos que motivam o consumo consciente. Para 35% dos entrevistados, o uso racional de água e energia elétrica está ligado a ações que evitam o desperdício de um bem que pode acabar, enquanto 22% afirmam dar o exemplo aos filhos, família, amigos e vizinhos, influenciando suas atitudes.

Além disso, a maioria das pessoas ouvidas desaprova atitudes de consumo nocivas quando veem outros desperdiçando água, energia ou comprando produtos sem se preocupar com o meio ambiente. De cada dez entrevistados, seis (60%) se sentem prejudicados por acreditarem que nada irá mudar se apenas eles próprios e não o todo fizerem sua parte.

Leia também: Número de negativados cresce 3,9% e chega a 62,4 milhões em setembro

Entre os principais obstáculos apontados quanto à adoção de atitudes de consumo consciente , o mais citado tem a ver com maus hábitos que vão se tornando rotineiros sem que a pessoa perceba. Quando o assunto é economizar água, luz e telefone, 33% reconhecem que a principal barreira é a distração ou esquecimento. Outros 22% afirmam ficar desmotivados por não verem resultados diante das mudanças de atitude.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!