Bento Albuquerque afirmou que projeto de capitalização da Eletrobras será apresentado em junho
Divulgação/Governo de Transição
Bento Albuquerque afirmou que projeto de capitalização da Eletrobras será apresentado em junho

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou em evento em São Paulo nesta terça-feira (28) que vai apresentar o projeto de capitalização da Eletrobras ao governo no começo de junho deste ano.

Leia também: Cinco maiores bancos concentraram 84,8% do mercado de crédito em 2018, diz BC

“Vamos apresentar o projeto no início de junho dentro do governo, trabalhando com o ministério da Economia, Advocacia-Geral da União, com a própria Eletrobras , ou seja, com todos os atores envolvidos dentro do governo. E depois para o Congresso”.

Segundo o ministro, a busca será por fazer tudo de forma transparente. “Nós estabelecemos um planejamento e estamos cumprindo esse planejamento e vamos apresentar essas informações todas em junho”, disse. Ele reforçou que a ideia é a capitalização da empresa e não a privatização . “A ideia inicial e a ideia presente é a capitalização da empresa. O modelo é que a gente ainda não sabe”, declarou.

O governo do ex-presidente Michel Temer (MDB) discutia a promoção de uma desestatização da Eletrobras, por meio de operação em que a empresa emitiria novas ações, diluindo a fatia do estado na companhia para uma posição minoritária. A gestão Bolsonaro, que estuda o processo e tende a dar continuidade a mesma ideia, passou a adotar o termo capitalização para se referir ao processo de abertura da empresa.

Leia também: Nome da nova Boeing-Embraer exclui brasileira e confirma soberania da americana

Albuquerque comparou a operação em estudo para a  Eletrobras ao modelo adotado pelo governo brasileiro com sua fatia na Embraer, que era estatal e foi privatizada no final de 1994, em leilão na bolsa de São Paulo envolvendo 55% das ações ordinárias da companhia, com direito a voto.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!