Brasil Econômico

Presidente Jair Bolsonaro
Alan Santos/PR
Bolsonaro fez o apelo ao presidente do Banco do Brasil durante a abertura do Agrishow 2019


As ações do Banco do Brasil (BB) estão operando em queda nesta segunda-feira (29) após o presidente Jair Bolsonaro (PSL) pedir para que a instituição financeira reduza seus juros. O apelo foi feito pelo presidente durante a abertura da Agrishow, em Ribeirão Preto, São Paulo.

Leia também: Bolsonaro desmente chefe da Receita: "nenhum novo imposto será criado"; assista

"Eu faço um apelo para o seu coração e seu patriotismo para que esse juros, tendo em vista que você é cristão, para que esse juros caiam um pouco mais", disse Bolsonaro ao presidente do Banco do Brasil , Rubem Novaes. Ele fazia referência aos juros do setor agropecuário. 

Pela manhã, as ações do banco na Bolsa de Valores de São Paulo chegaram a subir 1,9%. Após as declarações de Bolsonaro , no entanto, os papéis chegaram a cair 1,5%. 

Em seu discurso, o presidente também prometeu R$ 1 bilhão de uma linha de financiamento da instituição financeira para a compra de máquinas e falou sobre mais R$ 1 bilhão que devem ser liberados pelo Ministério da Fazenda para o seguro rural.

Leia também: Governo volta atrás e diz que campanhas de estatais não precisarão de aprovação

Em 2012, a então presidente Dilma Rousseff foi criticada por economistas ao forçar diminuição de juros intervindo na estratégia dos bancos públicos, entre eles o BB .  Na semana passada, Bolsonaro também foi alvo de críticas por intervir na estratégia publicitária do banco, ao pedir que a empresa retirasse do ar uma propaganda sobre diversidade.

Segundo o presidente,  "a massa quer respeito à família" e o Planalto não quer que o dinheiro público seja usado neste tipo de campanha publicitária. "Quem indica e nomeia presidente do Banco do Brasil , não sou eu? Não preciso falar mais nada então. A linha mudou, a massa quer respeito à família, ninguém quer perseguir minoria nenhuma. E nós não queremos que dinheiro público seja usado dessa maneira. Não é a minha linha. Vocês sabem que não é minha linha", comentou.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários