Tamanho do texto

Mambo Eletro, loja virtual de eletrônicos, eletrodomésticos e de esportes somente aceitava pagamento via boleto bancário

Nas primeiras horas da Black Friday do ano passado, uma nova loja virtual despontou nos rankings de empresas com maior volume de queixas no Reclame Aqui. Era a Mambo Eletro, loja virtual de produtos eletrônicos, eletrodomésticos e de esportes, que agora não existe mais. 

Suspeito desde as primeiras horas da Black Friday, o site só aceitava pagamentos via boleto
Divulgação
Suspeito desde as primeiras horas da Black Friday, o site só aceitava pagamentos via boleto

Na ocasião, o iG comunicou a equipe do site especializado nas queixas do consumidor, que emitiu alertas em tempo real sobre os indícios de fraude. Além de registrar uma enxurrada de reclamações, a Mambo somente dava a opção de pagamento por boleto bancário, já que as outras modalidades acusavam erro.

Um problema sério para o e-commerce, segundo Tom Canabarro, cofundador da Konduto, plataforma brasileira especializada em análise de fraude. "No cartão o cliente está protegido contra fraudes, então se a loja nunca entregar o cliente pode ligar no banco e pedir a devolução do dinheiro no cartão. Já o boleto não tem este tipo de proteção.. se pagou não tem como devolver, e é mais fácil pegar o dinheiro e fugir", explica o especialista.

Uma das reclamações mais recorrentes se referia à dificuldade em entrar em contato com os canais de atendimento da empresa, o que perdurou mesmo após a Black Friday. Em dezembro, quando a Mambo registrava 1.381 reclamações nos últimos seus meses, a equipe do Reclame aqui tentou contato nos telefones disponíveis no site, em dois números, mas sem sucesso. 

Atualmente, já com o site fora do ar, as queixas são quase sete vezes mais: saltaram para 7.021. Além de mal avaliada no site de reclamações, a Mambo Eletro também constava na lista negra de sites não recomendados do Procon-SP .