Tamanho do texto

Não basta fazer promessas na virada do ano para um novo salto profissional; é preciso atentar ao comportamento e às estratégias a serem adotadas

Chegou dezembro e começamos a refletir sobre o ano que passou e tudo o que alcançamos ou não em nossa vida profissional.

Todos os anos as pessoas prometem a si mesmas inúmeras coisas e, que como nos anos anteriores, a maioria dos planos de ação nem saiu do papel ou do pensamento. Geralmente as frases começam como: “Este ano eu vou fazer” ou “Eu vou conseguir”.  Pura frustação!

Uma das principais dificuldades para se atingir as suas metas são:  a falta de comprometimento consigo,  falta de estratégia, nenhum planejamento e dos nossos pensamentos e comportamentos sabotadores (tema para um próximo texto).

Embora um novo ano tenha um efeito psicológico importante na maioria das pessoas, caso você não modifique alguns hábitos, suas metas serão mais uma vez uma lista de decepções e frustações profissionais, na carreira mesmo.

E, tratando-se de carreira, não podemos perder o foco no crescimento ou na manutenção do seu emprego.

Não procrastinar - e ser mais produtivo – poderá te ajudar também de maneira pessoal, não só no trabalho
iStock
Não procrastinar - e ser mais produtivo – poderá te ajudar também de maneira pessoal, não só no trabalho

Então, pensando na sua carreira em 2019 vou pontuar algumas sugestões de metas as quais você poderá focar pensando num  2019 mais próspero. 

Aprimoramento ou fluência em um idioma

As melhores vagas atualmente solicitam que o candidato domine mais de um idioma, em especial o inglês. Se você começou os estudos de um novo idioma e parou inúmeras vezes, você pode se perguntar se o problema não está na dificuldade em aprender uma nova língua. No entanto, aqui a questão pode estar relacionada à  falta de foco. Assim, sua reflexão pode se pautar no que você fará diferente este ano para atingir esta meta.

Organize suas finanças

Que tal criar o hábito de adotar o uso de planilhas para verificar suas despesas e suas entradas financeiras? Com essa medida é possível fazer uma verdadeira faxina nos custos que estão drenando suas finanças. Já pensou em ter uma aplicação, mesmo que pequena, projetando um possível intercâmbio para o desenvolvimento do estudo de um novo idioma ou ter uma experiência cultural diferente? Viajar é importante para aliviar o stress e ter novos estímulos afetivos. É um investimento mais do que acertado. 

Um novo curso ou formação

Olhe para o mercado e entenda que desenvolver novas competências irá aumentar a sua empregabilidade e a própria visibilidade na empresa. Muitos profissionais reclamam de que o trabalho não os estimula mais. Mas você já pensou em oferecer novas habilidades adquiridas por meio de uma nova formação? O que você está fazendo diferente para mudar?

Qual curso estrategicamente pode lhe ajudar a alcançar novos voos profissionais? 

Investir em processo de coaching ou mentoria

Coaching possui uma abordagem rápida e utiliza uma série de ferramentas que permite ao Coachee (o cliente) atingir suas metas pessoais e profissionais. Além de permitir o autoconhecimento e descobertas, esse trabalho pode impulsionar e trazer novas perspectivas para projetos. Como coach tenho inúmeros casos de que profissionais conseguiram alcançar objetivos e a se conhecerem muito mais por conta do processo. O que você está fazendo para o seu desenvolvimento? 

Foque no aumento de salário

Se sua empresa não está em crise financeira e você entende que o seu salário não condiz com as suas entregas, é importante analisar o mercado e saber o quanto esta a faixa salarial média de um profissional que atua em sua área e no seu cargo.

Faça um planejamento para apresentar dados e fatos que comprovem que você merece um aumento de salário.

Marque uma reunião com o seu chefe e exponha de forma profissional os argumentos e apresente as suas realizações. Lembre-se de manter a inteligência emocional na hora da negociação, pois será um profissional ao qual você dará a continuidade no relacionamento no outro dia. Caso não tenha sucesso, peça um feedback de melhoria e quais pontos você precisa desenvolver para criar um plano de ação rumo ao novo cargo.

Estas foram algumas dicas para 2019 em relação a sua carreira, que podem ainda contar com a mudança de trabalho, a busca de recolocação profissional, entre outros objetivos profissionais.

O mais importante é que criar novas metas para sua carreira e ter foco para alcançar os objetivos, ao invés de ficar reclamando e insatisfeito mais 12 meses do ano e culpando o mercado.  

Leia também:

Está desempregado? Saiba otimizar seu tempo e preparar a volta por cima

Cuidado com relações tóxicas: elas comprometem seu emprego