Tamanho do texto

Avalie suas redes sociais, grupos de amigos. Saia da ociosidade, procure cursos, invista em você sem pensar duas vezes

No texto anterior em Sua Carreira no Divã começamos a ponderar sobre exercícios físicos (ou não) que você pode fazer para ocupar o tempo livre enquanto estiver desempregado.

Você já ouviu falar em relações tóxicas, por exemplo? São relações que temos com pessoas próximas e distantes que atuam fundamentalmente para nos colocar para baixo, nos desempoderar e prejudicam nosso emprego .

Emprego: Um bom primeiro passo é analisar suas redes sociais
Screenshot/Facebook
Emprego: Um bom primeiro passo é analisar suas redes sociais

Um bom primeiro passo é analisar suas redes sociais. Analise, faça uma limpa. Adicione perfis ou grupos que possam contribuir com o seu networking. Sabe aquele tempo que desabafamos com os amigos no Whattsapp ou Facebook? Pois bem, que tal adicionar vários grupos profissionais da sua área? Conhecer gente nova e arejar sua vida social. Sempre aparecem vagas, cursos ou eventos gratuitos para comparecer.

E aquelas relações tóxicas, que só lhe desgastam ou sugam sua energia? Faça um esforço e livre-se delas já. Evite conflitos. Você precisa estar em paz consigo para fazer seus processos seletivos. Nutra seu emocional com relações construtivas.

Eu entendo a espiritualidade de forma muito desvencilhada de religião, como uma questão atitudinal. Assim, manter-se centrado mesmo em um período de turbulência é essencial.

Penso que é importante seguir algum tipo de filosofia ou acreditar em algo, mas o que quero realmente estimular é o equilíbrio nessa fase chata (e que já vai passar).

Já utilizou este momento para pensar sobre qual a sua missão de vida ou qual o seu propósito? Quais os valores essenciais para você neste momento? São reflexões importante para seguir para os próximos passos.

As ferramentas disponíveis estão por aí. Durante um período da minha vida eu mesmo comecei a utilizar muitas meditações, músicas new age e mentalizações induzidas no  Youtube . Com a prática, comecei a dormir melhor.

Alguns parques oferecem yoga e outras tantas práticas gratuitas (quem procura acha!). Outra dica: livros que estimulem seu pensamento positivo, bem como séries, filmes ou bons artigos.

Está com muito tempo sobrando? Por que não ajudar uma instituição de forma voluntária? Sentir-se útil e ocupar o tempo é sempre bom. Se tiver folgado de grana, delicie-se com uma massagem ou com terapias complementares.

Fé é acreditar. Dessa forma, o mais importante é acreditar em si mesmo ─ esse é o primeiro passo para crer em algo. Você não chegou até aqui à toa e não é esse período em sua carreira que vai lhe desmotiva-lo a esquecer quem é: um bom profissional. 

Importante: não descuide da sua mente. Ela é a nossa principal ferramenta para o trabalho. Nosso cérebro precisa sempre de estímulo. Nessa busca por emprego , você já deve ter tomado todas as atitudes possíveis de tornar-se competitivo no mercado.

Então, separe um período do seu dia para procurar emprego e crie o hábito de aprender algo novo ─ existem muitos cursos on-line gratuitos. Do mesmo modo, a leitura de livros desvinculados do mundo corporativo pode ser um belo energético para o seu cérebro. Existem sites que sempre trazem programações culturais gratuitas, ou com um valor simbólico (olhe na aba dos sites).

Quem sabe aquele projeto de viajar e aprender uma nova língua ?
Divulgação /Didi Lotze
Quem sabe aquele projeto de viajar e aprender uma nova língua ?

Quem sabe aquele projeto de viajar e aprender uma nova língua ou fazer aquele curso que sempre sonhou. Dá para criar o seu próprio blog ou um canal no Youtube com os assuntos que você domina. Muito sucesso veio do acaso.

Agora preste atenção nesta dica de ouro: retire o foco de notícias negativas sobre crise, corrupção, política ou violência. Muito cuidado para você não impregnar sua mente com assuntos que não vão contribuir em sua recolocação, além de lhe deixar desanimado ou revoltado. O cérebro precisa de estímulos prazerosos.

Como avisei, não ofereci qualquer fórmula para lhe arrumar uma recolocação, pois acredito que há inúmeros materiais e profissionais com enorme maestria no tema. Minha preocupação foi oferecer dicas que possam contribuir para o seu dia-a-dia, evitando sofrimento e desânimo. Monte sua agenda semanal de atividades, como no trabalho. E nada de ficar remoendo o passado.

Leia Mais:

Está desempregado? Saiba otimizar seu tempo e preparar a volta por cima

Veja como um processo de coaching pode ajudar sua carreira

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.