No  texto anterior falamos de como um processo de coaching pode apresentar novos horizontes para você e sua carreira. Neste texto de Sua Carreira no Divã vamos avançar sobre o assunto.

Com uma abordagem rápida, utilizando-se de uma série de ferramentas, o processo de coaching permite que o cliente (coachee) atinja as suas metas pessoais (coaching de vida) ou profissionais ( coaching profissional).

Em resumo: o coach (facilitador) auxilia, acolhe e fornece a todo apoio necessário e acompanhamento para que o cliente chegue até o resultado esperado.

Todo esse processo é pautado no sigilo e na confiança, podendo o cliente se sentir à vontade para falar sobre seus problemas ou situações desafiadoras, em um espaço propício. Isso porque o autoconhecimento é um dos pilares mais importantes do coaching.

Logo nas primeiras sessões, realiza-se um diagnóstico a partir da coleta de dados nas reuniões, das informações disponíveis e das ferramentas, testes comportamentais e atividades do processo, definindo-se a partir disso, objetivos claros e metas alcançáveis.

Com o resultado do diagnóstico, o coachee, apoiado pelo coach, elabora um plano de ação, focando no atingimento das suas metas.

Ao final do prazo acordado, sendo observados os resultados atingidos e fatos percebidos, o processo é concluído.

O tempo do processo é estimado entre 10 até 15 sessões de cerca de uma hora até uma hora e meia, com periodicidade semanal. Os encontros podem se dar pessoalmente e também via Skype.

Você viu?

Em caso de objetivos mais ousados ou no desenvolvimento de muitas habilidades comportamentais, este prazo pode ser estendido em comum acordo entre coach e coachee.

Atenção: coaching não é uma terapia, já que este é o papel dos psicólogos. E o processo também não se preocupa muito com os eventos do passado e sim com o que está dificultando o cochee a alcançar os seus objetivos.

Dentro do processo é muito comum usar uma ferramenta chamada 'assessment', que é um teste on line, que gera um relatório de comportamento e habilidades no trabalho, proporcionando autoconhecimento, a consciência do seu perfil profissional e dos pontos a desenvolver.

O coaching faz pensar a respeito da sua vida e das suas escolhas. E mostra que ter sonhos ajuda a manter o foco em algo pelo qual investimos nosso tempo, nossa energia e afeto, sem desperdício de tempo e sem remeter a pensamentos que não vão nos levar a lugar algum.

Os valores por processo variam de acordo com o modelo do coaching (vida, carreira profissional, transição de carreira e orientação vocacional), cargo ou função do cliente e tempo previsto para o processo.

Leia mais:

Como o coaching pode ajudar a sua carreira

Adolescentes estão prorcurando coaching para definir sua carreira

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!