Ao descobrir suas habilidades, adolescentes conseguem planejar melhor sua carreira
shutterstock
Ao descobrir suas habilidades, adolescentes conseguem planejar melhor sua carreira

Muitos adolescentes, nos momentos de dúvidas em relação à carreira que devem seguir, tem procurado ajuda profissional. Essa busca tende a acontecer cada vez mais cedo, sempre com o intuito de encontrar um auxílio para descobrir suas principais habilidades e, dessa forma, conseguir planejar uma trajetória.

Leia também: Veja métodos para melhor capacitar equipes formadas por jovens da geração Z

Este momento, no entanto, torna-se cada vez mais complicado na vida dos adolescentes . Isso porque a velocidade com que as mudanças acontecem no mercado de trabalho tem aumentado. São funções que podem desaparecer, novas áreas que nascem e com elas novas habilidades são exigidas dos profissionais. Consultorias de desenvolvimento cognitivo, como coaching e mentoria, têm recebido esse novo perfil de cliente e se especializado para atendê-los, como é o caso da Mind Factory.

“Inspirados em modelos como Mark Zuckerberg ou Evan Spiegel, jovens têm a inovação ou o empreendedorismo como plano de carreira. Contudo, nem sempre a criatividade e os sonhos acompanham as habilidades exigidas, e pais e educadores não têm conseguido assumir 100% dessa responsabilidade”, diz Daniel Lustig, fundador da Mind Factory e coach que auxilia jovens nessa situação.

Estatísticas que assustam

Um estudo feito pela consultoria americana Mckinsey afirma que, atualmente, 45% dos empregos nos Estados Unidos, de faxineiro a CEO, poderiam ser substituídos por uma tecnologia já desenvolvida. O mesmo também foi dito pela Universidade de Oxford, no entanto, com um percentual ainda maior. Para eles, 47% dos trabalhadores já poderiam ser substituídos pela tecnologia.

Outra pesquisa, desta vez realizada na Austrália, sobre o futuro do mercado de trabalho realizada pela Foundation of Young Australians, concluiu que 60% dos jovens estão estudando em áreas que vão deixar de existir devido à tecnologia. "Apoiar e orientar essa massa de estudantes garante não apenas uma carreira na qual possam se sustentar, mas pode-se afirmar até ser uma questão política para evitar uma retração da economia”, afirma Lustig.

As principais empresas do setor de tecnologia já estão atentas e buscando alternativas para evitar que suas próprias soluções canibalizem a economia mundial e paralisem o consumo. Uma das opções rápidas encontradas por fundadores e investidores dessas companhias é a distribuição da renda para quem perdeu seu emprego para a tecnologia.

A ONG alemã Mein Grundeinkommen (Minha Renda Básica) distribui cerca de R$ 3.400,00 por mês para os selecionados no programa. Outra ONG nessa linha é a GiveDirectly que quer implantar no Quênia o maior e mais longo projeto do tipo. Um dos maiores entusiastas desses programas é o americano Sam Altman, investidor em diversas companhias de tecnologia como Airbnb, Pinterest e outras.

Vagas desaparecem (mas muitas estão abertas)

De acordo com outra pesquisa realizada pela Mckinsey, que investigou se os jovens estão preparados para o mercado de trabalho, existem muitas empresas que estão com dificuldade para conseguir preencher suas vagas.

Você viu?

Leia também: Carga tributária: saiba como reduzir legalmente os tributos da sua empresa

O levantamento verificou que 39% dos empregadores entrevistados afirmam que o motivo de terem vagas abertas em funções iniciais é a escassez de pessoas com os requisitos necessários para o trabalho a ser executado. A pesquisa também trás dados do Brasil, e, por aqui, esse percentual sobe para 48 %, menor apenas que Índia e Turquia, dos nove países pesquisados.

Um outro ponto obsevado pelo estudo é que o jovem brasileiro ainda se mostra um pouco mais otimista que o resto do mundo. Isso porque, na média global, apenas 50 % dos estudantes acreditam que estão preparados para o mercado de trabalho, enquanto no Brasil esse número sobe para 59%, ficando atrás apenas da Arábia Saudita.

Empreendedorismo e dificuldades

Existe também uma grande massa de estudantes que deve começar a moldar os negócios do futuro e não pode ser ignorada. A pesquisa “Perfil do LIDE Futuro”, divulgada no ano passado, já mostrava que 58% dos universitários se veem como empreendedores na atualidade. Quando questionados como se viam no futuro, o número apresentava um acréscimo, subindo para 62% em até quatro anos. Quando o prazo questionado foi de 10 anos, o total de estudantes que se viam empreendendo teve um novo salto e chegou a 78%.

Apesar disso, uma outra pesquisa, realizada desta vez pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje), revelou que, dentro deste público, 30% declaram possuir dificuldades de gestão financeira, enquanto 27% encontravam as mesmas dificuldades na gestão de pessoas e outros 25% em planejamentos. Números que comprovam a necessidade de apoio para evitar empreendedores em negócios frustrados e desperdiçando talentos para a inovação criativa.

“Esse perfil sonhador e cheio de ideias dos jovens é a característica mais importante para um empreendedor, sem o sonho os objetivos ficam muito rasos e superficiais. Por isso, apostar no desenvolvimento cognitivo é tão importante para eles como indivíduo e para o mercado como um todo”, diz Lustig.

Coaching para jovens e adolescentes

O trabalho de um coach com os jovens segue etapas similares o trabalho de coach quando atua com pessoas pertencentes a outros perfis. Basicamente, para enfrentar qualquer obstáculo é necessário ao indivíduo conhecer quais são os seus pontos fortes, os seus valores e, acima de tudo, o seu propósito. Com jovens e adolescentes, Daniel Lustig passa por etapas básicas que chama de “Empoderamento”, o momento em que ajuda o coachee a descobrir quem ele é de uma maneira mais tangível.

É importante que o jovem tenha em mente, como primeiro passo no início do processo, algumas repostas que vão determinar a sequência de tudo o que vem pela frente. São elas: "o que você quer fazer?", "como você quer fazer?" e "por que você quer fazer?". Estando consciente e seguro para responder estes três questionamentos já é possível dar início a um plano de ação focado em seus objetivos e metas.

Leia também: Bovespa opera oscilante, com trajetória de baixas nas ações da Vale

Acima de tudo, o mais importante é sempre apoiar os adolescentes a estarem sempre preparados e conscientes de que vão enfrentar problemas, pois eles sempre vão existir. A ajuda profissional de um coach pode ajudá-los a enfrentar os desafios e não fazer com que eles desapareçam. É indispensável ter em mente que o sucesso vem da dedicação, trabalho e muitas e muitas tentativas. Hoje em dia, eles são muito ansiosos, imediatistas. O maior desafio no trabalho é mantê-los focados e motivados.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!