Avaliar o histórico do cliente é importante antes de conceder um crédito
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Avaliar o histórico do cliente é importante antes de conceder um crédito

A concessão de crédito deve ser feita com cautela, principalmente em períodos de crise
financeira. A gestão de crédito pressupõe uma ação coordenada da análise e liberação do
crédito e em paralelo estabelecendo-se uma eficiente política de recuperação de eventuais
parcelas em atraso, visando reduzir riscos e perdas com inadimplências.

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É importante que a empresa planeje bem como fazer uma análise de crédito correta para os

seus negócios e para tanto, deve-se observar :

  • relatórios e documentos dos clientes (balanços e declarações de imposto de renda),
  • índices de referência de gestão (índices de liquidez que indicam a capacidade que a empresa tem de honrar seus compromissos em curto prazo e índices de endividamento – que indicam a capacidade de a empresa contrair novas dívidas e seu grau de endividamento atual),
  • Além, é claro, de referências sobre o cliente obtidas no mercado (respeitando-se limites legais para tal).

No entanto, cabe ressaltar que a análise deve pautar-se em documentos hábeis comprobatórios – se fizer uma análise dos balanços , tenha a certeza que os mesmos são verdadeiros (documentos auditados).

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Obtenha dados junto às agências existentes no mercado sobre informação comercial . Esses serviços são pagos, mas trata-se de um “investimento” que vale a pena pagar quando da análise de crédito para volumes significativos de operações.

Ressalto ainda que se este volume de negócio justificar, visite as instalações do cliente para avaliar e sentir seu potencial e estrutura instalada.

Pesquisa de mercado pode me ajudar na análise de crédito?

Claro que sim. Entre em contato com os principais fornecedores do seu cliente. Isso é simples
e é possível eliminar clientes sem reputação.

Após análises citadas, estabeleça um teto de crédito , sabendo-se que o valor deve corresponder a um volume de compra considerado normal em relação à capacidade de pagamento do cliente.

Ao conceder o crédito, você deve saber que se o não pagamento da dívida puder colocar em
perigo o equilíbrio financeiro ou o futuro da sua empresa, exija garantias reais (garantias
bancárias, imobiliárias, fiador, etc). Estas garantias facilitarão o processo de cobrança futura e casos extremos de inadimplência.

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Outra etapa importante é a definição de prazos e limites . Conhecendo-se o perfil do seu cliente, use estas informações para garantir o pagamento em dia.

Mas como avaliar de forma efetiva o crédito a ser concedido ao meu cliente? Quais ferramentas podem me auxiliar?

Ter um sistema automatizado para administrar o crédito é fundamental. Neste contexto, a
tecnologia proporciona uma grande contribuição, visto que disponibiliza uma séria de recursos para tornar o procedimento de análise mais detalhado, ágil e seguro para o empresário.

Podemos citar alguns desses recursos:

Business Intelligence (BI) - Na era da comunicação e da alta conectividade, muitas informações circulam pelos diversos meios de comunicação. Todo esse volume de dados pode ser a base para o estabelecimento de parâmetros , realização de pesquisas, monitoramento da
concorrência e do mercado como um todo.

O BI permite à empresa gerar estatísticas confiáveis e pontuais a partir da coleta de informações que circulam pela rede.

Machine Learning – Um dos grandes benefícios trazidos pela tecnologia na análise de crédito
é, sem dúvida, o melhor aproveitamento de dados e informações das empresas, seja interna
ou externamente.

A implantação de soluções capazes de coletar dados de mercado e da internet é a chave para processos financeiros mais concretos e seguros.

Big Data – Intimamente ligado aos conceitos apresentados anteriormente, o Big Data é a fonte de praticamente todas as informações e dados importantes para uma concessão de crédito segura.

Uma referência à amplitude dos dados obtidos com esta ferramenta é que atualmente é possível falar em utilização das redes sociais para auxiliar no processo de análise de crédito.

Enfim, a partir dos sistemas de automação, as empresas podem rapidamente reunir 
informações sobre seus clientes e gerenciar os riscos de suas operações de crédito.

A base de dados para uma objetiva análise de crédito transforma-se em uma estratégia fundamental e essencial para o trabalho dos analistas e das empresas.


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