O processo de Valuation pode ajudar uma empresa a conquistar novos investidores
shutterstock
O processo de Valuation pode ajudar uma empresa a conquistar novos investidores

Primeiramente precisamos entender que avaliar uma empresa e utilizar estas informações sobre o valor das mesmas permite tomar decisões empresariais mais assertivas.

Compliance: o que é, para que serve e como colocar em prática

De forma simples, Valuation que dizer avaliação (ou valoração), ou seja, é um processo que analisa o valor de um ativo, determinando o seu preço justo e o seu retorno potencial.

Utilizando o Valuation como ferramenta para análise de empresas, é possível compreender como o desempenho do negócio ao longo dos próximos períodos modifica o valor da companhia e pode agregar valor ao acionista.

5 lições do empresário que saiu da periferia de São Paulo e ganhou o mundo

Agregar valor ao acionista é gerar rentabilidade nas operações, propiciar o efetivo retorno sobre o capital investido. O Valuation pode mensurar o grau de risco x retorno x crescimento que a companhia pretende atingir e pode quantificar o seu potencial de valorização.

É preciso ter em mente que para analisar financeiramente uma companhia e, assim, atribuir valor a ela, o processo de Valuation  envolve muito mais do que cálculos.

É necessário conhecer o mercado e o segmento de atuação do negócio, seus custos, seus concorrentes, perspectivas de inflação, relacionamento com o mundo exterior (importação e exportação – taxas de câmbio), se aplicável e fundamentalmente o ambiente macroeconômico mundial.

Faz-se necessário também atribuir premissas de desempenho, análise de riscos e oportunidades e um completo, estruturado e objetivo planejamento estratégico .

Por que o Valuation é importante?

O processo de Valuation não envolve apenas uma análise financeira da empresa
shutterstock
O processo de Valuation não envolve apenas uma análise financeira da empresa

Em determinados momentos na história da empresa, o acionista pergunta-se: Afinal, quanto vale minha empresa?

Privatização da Cemig prometida por Zema parece impossível pra especialistas

Você viu?

O primeiro conceito fundamental que o empreendedor deve entender sobre o valor de uma empresa é que o Valuation, antes de qualquer estrutura financeira, é uma percepção de mercado.

Isso significa que não há exatidão no cálculo, pois essas percepções podem ser diferentes, dependendo de quem estamos falando. Entender o valor de uma empresa historicamente permite que você tenha uma ideia do comportamento da empresa ao longo do tempo, o que é fundamental para a construção de estratégias futuras.

Com o Valuation, entende-se quais são os principais aspectos dentro de um negócio que  podem alterar a percepção de valor de uma companhia. 

Pontos importantes a serem observados em um processo de Valuation:

  • Conhecer as linhas de negócios da companhia e seus diferenciais competitivos;
  • Estudar o histórico financeiro e operacional da empresa;
  • Entender as premissas relevantes para o negócio;
  • Conhecer a evolução dos resultados.

Como fazer o Valuation de uma empresa?

O Valuation da empresa utiliza um método universal em suas projeções e cálculos que é o FCD – Fluxo de Caixa Descontado . É considerada a metodologia mais completa.

Com ele é possível identificar os movimentos assertivos e como eles contribuem para uma melhor avaliação da empresa. O Valuation pode ser feito trazendo para o valor presente os resultados de fluxo de caixa futuros, e possui três grandes etapas:

A ) estimar o fluxo de caixa (montante recebido menos o montante gasto) da empresas para os próximos anos;

B ) Definir a taxa de desconto , baserando-se no risco da empresa de acordo com outras oportunidades de investimento;

C ) Trazer os resultados para o valor presente e somá-los.

Enfim, Valuation é um processo para se estimar o valor de uma empresa de forma sistematizada , usando um modelo quantitativo. Envolve certa dose de subjetividade no julgamento do empreendedor ao definir as premissas e selecionar fontes de dados.

Portanto, ao calcular o Valuation de sua empresa e apresenta-la ao mercado e/ou a um investidor, você deve sempre ter em mente os argumentos para suas decisões de premissas.

Entenda que o valor de cada aspecto do seu negócio pode variar de investidor para investidor, dependendo da percepção dele em relação ao seu negócio.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!