Primeiramente precisamos entender que avaliar uma empresa e utilizar estas informações sobre o valor das mesmas permite tomar decisões empresariais mais assertivas.
Compliance: o que é, para que serve e como colocar em prática
De forma simples, Valuation
que dizer avaliação (ou valoração), ou seja, é um processo que analisa o valor de um ativo, determinando o seu preço justo e o seu retorno potencial.
Utilizando o Valuation como ferramenta para análise de empresas, é possível compreender como o desempenho do negócio ao longo dos próximos períodos modifica o valor da companhia e pode agregar valor ao acionista.
5 lições do empresário que saiu da periferia de São Paulo e ganhou o mundo
Agregar valor ao acionista é gerar rentabilidade nas operações, propiciar o efetivo retorno sobre o capital investido. O Valuation pode mensurar o grau de risco x retorno x crescimento que a companhia pretende atingir e pode quantificar o seu potencial
de valorização.
É preciso ter em mente que para analisar financeiramente uma companhia e, assim, atribuir valor a ela, o processo de Valuation envolve muito mais do que cálculos.
É necessário conhecer o mercado e o segmento de atuação do negócio, seus custos, seus concorrentes, perspectivas de inflação, relacionamento com o mundo exterior (importação e exportação – taxas de câmbio), se aplicável e fundamentalmente o ambiente macroeconômico mundial.
Faz-se necessário também atribuir premissas de desempenho, análise de riscos e oportunidades e um completo, estruturado e objetivo planejamento estratégico .
Por que o Valuation é importante?
Em determinados momentos na história da empresa, o acionista pergunta-se: Afinal, quanto vale minha empresa?
Privatização da Cemig prometida por Zema parece impossível pra especialistas
Você viu?
O primeiro conceito fundamental que o empreendedor
deve entender sobre o valor de uma empresa é que o Valuation, antes de qualquer estrutura financeira, é uma percepção de mercado.
Isso significa que não há exatidão no cálculo, pois essas percepções podem ser diferentes, dependendo de quem estamos falando. Entender o valor de uma empresa historicamente permite que você tenha uma ideia do comportamento da empresa ao longo do tempo, o que é fundamental para a construção de estratégias futuras.
Com o Valuation, entende-se quais são os principais aspectos dentro de um negócio que podem alterar a percepção de valor de uma companhia.
Pontos importantes a serem observados em um processo de Valuation:
- Conhecer as linhas de negócios da companhia e seus diferenciais competitivos;
- Estudar o histórico financeiro e operacional da empresa;
- Entender as premissas relevantes para o negócio;
- Conhecer a evolução dos resultados.
Como fazer o Valuation de uma empresa?
O Valuation da empresa utiliza um método universal em suas projeções e cálculos que é o FCD – Fluxo de Caixa Descontado . É considerada a metodologia mais completa.
Com ele é possível identificar os movimentos assertivos e como eles contribuem para uma melhor avaliação da empresa. O Valuation pode ser feito trazendo para o valor presente os resultados de fluxo de caixa futuros, e possui três grandes etapas:
A ) estimar o fluxo de caixa (montante recebido menos o montante gasto) da empresas para os próximos anos;
B ) Definir a taxa de desconto , baserando-se no risco da empresa de acordo com outras oportunidades de investimento;
C ) Trazer os resultados para o valor presente e somá-los.
Enfim, Valuation é um processo para se estimar o valor de uma empresa de forma sistematizada , usando um modelo quantitativo. Envolve certa dose de subjetividade no julgamento do empreendedor ao definir as premissas e selecionar fontes de dados.
Portanto, ao calcular o Valuation de sua empresa e apresenta-la ao mercado e/ou a um investidor, você deve sempre ter em mente os argumentos para suas decisões de premissas.
Entenda que o valor de cada aspecto do seu negócio pode variar de investidor para investidor, dependendo da percepção dele em relação ao seu negócio.