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Estimular a competitividade e, ao mesmo tempo, solidificar o espírito de equipe entre seus vendedores são segredos das melhores empresas

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Capacite cada vendedor para que ele acesse informações e pessoas necessárias para gerar vendas

Motivar e capacitar toda a equipe é a melhor maneira de aumentar a receita de forma equilibrada. Esqueça em parte as histórias dos grandes vendedores individuais. Prepare sua equipe para trabalhar como um verdadeiro time, onde todos buscam os mesmos objetivos comuns.

Vendedores devem interagir com seus gerentes e devem ter equipes de apoio que lhes forneça  informações que ajudem a construir a confiança de sua empresa dentro de clientes estratégicos.

Não deixe que seu vendedor aja sozinho. Conscientize-o que ele precisa trabalhar em equipe e que o resultado deste trabalho ajudará a abrir portas e gerar confiança e em seu produto.

Crie mecanismos de competitividade como estratégia para aumentar suas vendas . Ela é saudável e indispensável para que os vendedores e suas equipes continuem sempre se movimentando em direção às metas de vendas, metas essas realistas e possíveis de serem alcançadas. Dê objetivos e condições para atingi-los que os resultados aparecerão mais rapidamente.

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Mas o que preciso fazer, objetivamente, para aumentar as vendas?

  1. Capacite cada vendedor para que ele possa ter acesso às informações e pessoas necessárias para gerar vendas – e este é o fundamento de todas organizações de alto desempenho de vendas. Colocar as pessoas certas no lugar certo vai ajudar a reforçar a presença da empresa dentro de seus clientes. 

  2. Identifique o cliente alvo e descubra quem é a pessoa envolvida no processo decisório neste cliente e que dará a palavra final para compra seu produto. Faça pesquisas assertivas no mercado, através do Linkedin ou outras ferramentas. Peça ajuda à sua equipe com informações. Enfim, saiba quem você vai visitar e com quem vai falar. Isso facilita seu discurso de venda e sua equipe estará preparada para dizer como sua empresa e produtos poderão transformar a vida dos seus clientes. Entenda de uma vez por todas, que o sucesso na prospecção  não está ligado à quantidade de clientes abordados. Claro que quanto mais clientes abordados, melhor, mas melhor do que a quantidade de clientes, apenas a qualidade deles e o conhecimento da sua equipe de vendas saberá onde o que ele vende se encaixará em cada situação. 

  3.  A melhor e talvez única maneira de continuar crescendo sempre seja como empresa (vendendo mais), seja como vendedor (tendo melhor desempenho), é nunca deixar de se aprimorar. O mercado muda rapidamente e estar desatualizado pode garantir que ninguém sequer lembre-se de você no momento da compra. Atualize-se para manter-se competitivo.

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Quais ferramentas devo usar para aumentar minhas vendas?

  1. Crie um bom clima de relacionamento entre os vendedores e suas equipes, afinal, são eles que realizam os negócios para entender as necessidades e objetivos de cada cliente interessado.

  2. Identifique claramente a necessidade do seu cliente e desenvolva a solução mais objetiva para o mesmo. Os bons vendedores sabem quando recuar com seu cliente e desafiá-lo a repensar em suas perspectivas sobre os problemas. Deixe claro ao seu cliente que você tem total compreensão das suas necessidades. 

  3. Durante o processo comercial e aproximação ao cliente, assegure que o seu produto de vendas agrega valor ao processo e atende às necessidades específicas dos indivíduos em cada estágio do processo de compra. Portanto, ofereça soluções específicas para problemas bem definidos.

Enfim, garanta que sua equipe conheça todos os detalhes e necessidades de seus clientes e suas variáveis, pois isso será fundamental em uma previsibilidade do comportamento do comprador. É possível tornar isso realidade ao treinar seus vendedores e equipes de apoio garantindo que eles saibam e compreendem o funcionamento do jogo comercial e suas regras.

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