A promoção no trabalho acontece após uma série de observações do gestor
boonchoke/shutterstock
A promoção no trabalho acontece após uma série de observações do gestor

A busca por uma promoção no trabalho é um anseio presente na carreira de todos os profissionais. Entretanto, apesar de tão desejada, a ascensão não depende apenas da empresa, uma vez que é fundamental que o trabalhador demonstre empenho e esforço para conseguir um novo cargo.

Leia também: Quer pedir um aumento salarial? Aprenda a negociar de forma eficiente

Na análise de Reinaldo Passadori, CEO da Passadori Comunicação e Educação, empresa especializada em preparar profissionais para o mercado de trabalho, é importante apresentar características e capacidades para assumir novas responsabilidades com a promoção no trabalho .

“O gestor, que está atento a todas as movimentações, certamente vê as atitudes positivas com bons olhos e isso, certamente, contará pontos na hora de decidir quem deve ocupar um cargo de liderança”, explica.

Passadori ainda aponta que alguns comportamentos são essenciais para que a promoção ocorra naturalmente, à medida que o profissional evidencie se está qualificado para a nova posição.

Sendo assim, Reinaldo Passadori separou algumas atitudes que são enaltecidas pelas empresas e que podem ajudar na conquista. Confira abaixo como conquistar uma promoção na empresa :

Para promoção no trabalho, seja proativo

Como consquistar uma promoção no trabalho? Seja proativo
shutterstock
Como consquistar uma promoção no trabalho? Seja proativo

De acordo com Passadori, não existe nada mais atraente aos olhos dos gestores do que um colaborador que se demonstre ativo e solícito seja no cumprimento de uma função ou na resolução de uma adversidade ou conflito, por exemplo.

Além disso, chamar a responsabilidade para si e mostrar-se disponível nos momentos de adversidade também são atitudes apreciadas pelos gestores. “Dessa forma, o profissional mostra sinais de liderança e preparação para atividades que demandem maior complexidade e engajamento”, aponta o especialista.

Vá "além" de sua função

Como consquistar uma promoção no trabalho? Vá além da função
shutterstock
Como consquistar uma promoção no trabalho? Vá além da função

Um funcionário que cumpre com excelência a função torna-se inspiração para os colegas do trabalho. Ao assumir essa postura, o profissional também será visto como alguém de confiança pelos gestores, que saberão que podem contar com ele, quando necessário.

Mas, atenção! O especialista aponta que “ir além da função” não significa, necessariamente, fazer hora extra no escritório ou assumir o maior número de demandas "para se mostrar útil".

Você viu?

Leia também: Supervisor de TI, coordenador de FP&A: Veja profissões mais requisitadas em 2018

Saiba priorizar tarefas 

Como consquistar uma promoção no trabalho? Saiba priorizar tarefas
shutterstock
Como consquistar uma promoção no trabalho? Saiba priorizar tarefas

Não basta ser alguém proativo e eficiente se não houver organização e gerência das tarefas, certo? Afinal, é muito importante saber estabelecer as prioridades e o tempo que será depositado em cada uma delas.

Assim, o profissional terá uma visão ampla do processo como um todo, o que facilita o entendimento das atividades e o cumprimento das demandas de forma eficiente, principalmente as emergenciais.

Tenha objetivos definidos antes da promoção no trabalho

Como consquistar uma promoção no trabalho? Tenha objetivos bem definidos
shutterstock
Como consquistar uma promoção no trabalho? Tenha objetivos bem definidos

Antes de sair procurando por um crescimento profissional , é necessário saber, com muita precisão, quais são suas expectativas em relação à empresa.

Após ter essas ideias em mente, uma boa estratégia é conversar abertamente com o gestor para que ele compreenda quais os desejos profissionais estarão em jogo. Desse modo, ele poderá ficar atento e viabilizar uma possível promoção.

Leia também: Quer abrir um negócio? Conheça franquias para empreender fora do eixo Rio-SPF

Se aperfeiçoe naquilo que faz

Como consquistar uma promoção no trabalho? Se aperfeiçoe na área
shutterstock
Como consquistar uma promoção no trabalho? Se aperfeiçoe na área

“Tanto do ponto de vista técnico quanto do acadêmico, buscar a qualificação por meio da educação é uma atitude muito apreciada pelas empresas”, diz o especialista.

Por isso, é importante aproveitar oportunidades e procurar cursos ou outros meios que visem ao aprimoramento da área de atuação.

Deseje o crescimento, e não "status e salário"

Como consquistar uma promoção no trabalho? Deseje crescer, não status e salário
Marcos Santos/USP Imagens
Como consquistar uma promoção no trabalho? Deseje crescer, não status e salário

É um erro buscar posição de liderança pensando apenas no status, porque, dessa forma, o profissional nunca estará pensando no desenvolvimento profissional. Além disso, querer ascender na carreira não deve ter como foco apenas um aumento no salário.

“O salário até pode ser um fator motivador em um primeiro momento, mas, se o funcionário não estiver instigado a enfrentar as dificuldades da promoção no trabalho , provavelmente se desgastará rapidamente. O que, ao final, não compensa financeiramente”, conclui.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!