Muito se tem ouvido falar sobre o termo Black Friday como sinônimo de uma data aguardada por consumidores e lojistas. Entretanto, o que poucos sabem é que a origem da Black Friday nada tem a ver com pessoas esbarrando umas nas outras para comprar produtos por preços absurdamente mais baixos.

Leia também: Black Friday 2018 também terá promoções de livros exclusivas

A origem da Black Friday aconteceu há algum tempo, mas só em 2001 ela ganhou popularidade
shutterstock
A origem da Black Friday aconteceu há algum tempo, mas só em 2001 ela ganhou popularidade

Se você nunca parou para pensar em detalhes como a origem da Black Friday , seu nome, quando a data se tornou popular para o comércio dos Estados Unidos e outros detalhes, a equipe do iG separou algumas curiosidades.

Origem da Black Friday aconteceu no século 19

Se hoje  Black Friday é associada a um dos períodos de maiores vendas no comércio, o primeiro uso do termo, que foi feito no século 19, nada tinha a ver com o que conhecemos atualmente.

O dia 24 de setembro de 1869 marcou a primeira vez que a expressão foi utilizada, quando Jay Gould e James Fisk, dois especuladores do mercado, tentaram dominar a comercialização de ouro na Bolsa de Nova York. Por conta disso, o governo precisou intervir para corrigir tal “feito”, que acabou fazendo preços caírem e investidores perderem grandes fortunas.

Leia também: Itens para bebê também estarão entre as promoções da Black Friday 2018

Você viu?

Dia de Ação de Graças

No Brasil, o dia 12 de junho foi selecionado para o Dia dos Namorados por uma questão mercadológica. O mesmo pode ser dito sobre a Black Friday, já que ela foi um fator decisivo para selecionar quando aconteceria o Dia de Ação de Graças.

De meados do século 19 ao início do século 20, Abraham Lincoln, presidente dos Estados Unidos, declarou que o Dia de Ação de Graças seria na última quinta-feira de novembro. Entretanto, em 1939 a última quinta-feira foi exatamente no dia derradeiro do mês, fazendo com que muitos varejistas se preocupassem com as vendas de fim de ano.

Por conta disso, no final de 1941 o Congresso declarou que o Dia de Ação de Graças seria comemorado na quarta quinta-feira de novembro, garantindo uma semana de compras extra até o Natal – e, de quebra, a Black Friday.

Leia também: Quais produtos possuem os melhores descontos da Black Friday?

Popularização da Black Friday aconteceu apenas em 1990

Apesar de a Black Friday ser considerada um período forte para vendas já no início do século 20, até 1980 ela era conhecida apenas na Filadélfia. Foi preciso esperar até a metade da década de 90 para que o termo se espalhasse pelo restante do país.

Entretanto, foi apenas em 2001 que ela se popularizou como data importante para o comércio. Antes, os habitantes da terra do Tio Sam geralmente optavam por descansar na sexta-feira e partiam para as compras da forma como conhecemos apenas no sábado. Assim, desde a origem da Black Friday , foram anos de espera para que a data ficasse conhecida.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!