Lula lança projeto que destina imóveis da União para moradia popular
Agência Brasil
Lula lança projeto que destina imóveis da União para moradia popular

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) , Esther Dweck , anunciaram nesta segunda-feira (26) o lançamento do Programa de Democratização de Imóveis da União, também conhecido como Imóvel da Gente.

O objetivo é destinar imóveis públicos para o programa habitacional  Minha Casa, Minha Vida (MCMV) e para áreas como educação, saúde, assistência social, segurança alimentar, cultura e esporte.

São 483 edifícios públicos considerados aptos para participar do programa de democratização dos imóveis da União. Esta iniciativa é uma promessa do presidente visando converter propriedades abandonadas em residências para a população mais necessitada.

Outros 500 imóveis estão atualmente em análise para uma possível destinação em 200 municípios. Dentre esses, 68 têm a perspectiva de serem convertidos em parques e espaços culturais, enquanto 49 estão sendo considerados para a construção de escolas, universidades e institutos federais.

No programa participam áreas urbanas desocupadas; edifícios vazios ou ocupados por movimentos sociais; conjuntos habitacionais com famílias não tituladas; assentamentos urbanos informais com infraestrutura; e assentamentos urbanos informais sem infraestrutura.

No meio de 2023, o governo deu início à destinação de propriedades da União para unidades habitacionais do novo programa Minha Casa, Minha Vida Entidades. Esse segmento do programa foi sancionado pelo presidente em 13 de julho de 2023.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!