As inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado foram encerradas na sexta-feira (9). No entanto, do total de inscritos, 1,28 milhão de pessoas ainda não efetuaram o pagamento da taxa que valida a adesão à seleção. O prazo para o pagamento termina no próximo dia 16.
O 'Enem dos Concursos' finalizou o período de inscrições com 2,65 milhões de inscritos, um recorde histórico, conforme divulgado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
A ministra Esther Dweck ressalta que a inscrição definitiva está condicionada ao pagamento da taxa:
"Então vale o alerta ao pessoal que já se inscreveu e ainda não pagou."
A ministra celebrou o expressivo número de candidatos inscritos:
"Estamos felizes pelo sucesso dessa inovação no serviço público que é o Concurso Nacional Unificado. Vamos agora construir um serviço público com a cara do Brasil!".
As taxas são de R$ 60 para cargos de nível médio e R$ 90 para funções que exigem nível superior. O pagamento é realizado por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU), que pode ser quitada no banco ou via Pix, com QR Code.
A seleção visa preencher 6.640 vagas em 21 órgãos públicos federais, incluindo órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional. A prova está marcada para o dia 5 de maio e será aplicada em 220 cidades do país.
No Estado do Rio, 11 cidades sediarão as avaliações, além da capital. O cronograma previsto para o Concurso Público Nacional Unificado é o seguinte:
- 19 de janeiro a 09 de fevereiro: inscrições;
- 05 de maio: aplicação das provas;
- 30 de julho: divulgação final dos resultados;
- 05 de agosto: início da convocação para posse e cursos de formação.
As provas serão realizadas pela manhã e à tarde, com diferentes formatos de acordo com o nível de escolaridade dos candidatos.