O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) , mais conhecido como 'Enem dos concursos', em número de inscritos, é o maior da história do país, segundo o governo federal. Até esta quarta-feira (7), mais de 1,7 milhão de pessoas se inscreveram para as provas. O prazo para inscrições vão até a próxima sexta-feira (9).
O Enem – prova que estudantes do ensino médio prestam para ingressarem em universidades públicas ou privadas –, teve 3,9 milhões de inscritos em 2023, enquanto a Fuvest teve 110 mil inscrições e a Unesp, 67 mil.
A primeira edição do CPNU ocorrerá este ano. Os candidatos poderão concorrer a diversas vagas abertas no funcionarismo público e precisam fazer apenas uma prova e o pagamento da taxa de inscrição.
Segundo o Ministério da Gestão (MGI), o objetivo é a promoção da igualdade em oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos da administração pública federal.
Informações gerais sobre a prova
As provas serão realizadas no dia 5 de maio em 220 cidades de todos estados brasileiros. Segundo a ministra Esther Dweck , cerca de 94% dos inscritos estão a 100km de distância de um local da prova. O custo é de R$ 60, para vagas de nível médio, e de R$ 90, para ensino superior.
São 6.640 vagas para 21 diferentes órgãos federais. Alguns cargos precisam de especialização específica, já os outros em quaisquer áreas de conhecimento. Da totalidade de cargos disponíveis, 5% estão reservadas para pessoas com deficiência (PCDs) e 20% para pessos negras. Na Funai, 30% serão preenchidas para indígenas.