Diretor da ANP indica que o Brasil vai produzir mais petróleo em 2025
Felipe Moreno
Diretor da ANP indica que o Brasil vai produzir mais petróleo em 2025

O diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Rodolfo Saboia, disse em evento que o Brasil vai ultrapassar a marca de 4 milhões de barris de petróleo produzido por dia (bpd) em 2025. Atualmente, o país produz em média  3,5 milhões de bpd por dia.

O diretor afirmou que o aumento na produção não dependerá apenas do crescimento no pré-sal, mas também do processo de recuperação de campos maduros, liderado pelas petroleiras independentes. No entanto, ele alertou que será necessário explorar novas fronteiras  para evitar a queda na produção nacional a partir de 2030.

“Já em 2025 deveremos ultrapassar 4 milhões de barris por dia de produção de petróleo. São mais de US$ 90 bilhões (R$ 451,24 bilhões) investidos em cinco anos. Mais 20 plataformas entrando em produção até 2027”, disse o diretor na abertura da Offshore Technology Conference Brasil, que acontece esta semana no Rio de Janeiro.

Na última semana, Jean Paul Prates, presidente da Petrobras, defendeu que a guerra no Oriente Médio pode ser uma "tempestade perfeita" que faria o preço dos combustíveis aumentarem.

"Do ponto de vista da indústria do petróleo, por enquanto, não houve alastramento, então a eventual ascensão do preço, que está acontecendo, é uma ascensão já estrutural de demanda e oferta", disse Prates ao participar de evento em comemoração aos  70 anos da Petrobras na Câmara dos Deputados.

A estratégia comercial da estatal tem se mostrado positiva ao tornar a empresa competitiva no mercado e evitar repasses imediatos de volatilidade para o consumidor. Ao longo deste ano, mesmo com o preço do petróleo mais alto em comparação com o ano passado, os preços dos produtos acumulam quedas. "A companhia reitera que, na formação de seus preços, busca evitar o repasse da volatilidade conjuntural do mercado internacional e da taxa de câmbio", declara em nota.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!