O governo federal retoma o pagamento do Auxílio Gás nesta sexta-feira (18), quando recebem os beneficiários com Número de Identificação Social (NIS) com final 1.
O Auxílio Gás é pago a cada dois meses e tem valor referente ao preço de um botijão de gás, calculado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Em junho, quando ocorreu o último pagamento, o benefício foi de R$ 109.
Têm direito a receber o Auxílio Gás famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) que têm renda mensal por pessoa menor ou igual a meio salário-mínimo, ou seja, R$ 660. Beneficiários de outros programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, também podem receber o Auxílio Gás, já que benefícios sociais não são computados no cálculo da renda.
O Auxílio Gás também é pago a famílias que tenham na sua composição pessoas residentes no mesmo domicílio que recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Para receber o benefício, é necessário solicitar a inscrição no CadÚnico junto ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) da região, além de manter as informações atualizadas.
Se a família já estiver inscrita no CadÚnico, é possível consultar a situação do benefício pelo aplicativo do Bolsa Família, aplicativo Caixa Tem ou pelo Atendimento Caixa, através do telefone 111.
O pagamento do Auxílio Gás, feito a cada dois meses, é realizado por depósito em conta Poupança Social Digital, conta Poupança Caixa Fácil ou por Plataforma Social, sendo possível o saque com cartão social.
Calendário do Auxílio Gás de agosto
O Auxílio Gás segue o mesmo calendário de pagamentos do Bolsa Família, que leva em consideração o número final do NIS. Veja quando serão feitos os depósitos de agosto:
- NIS final 1 - 18/08
- NIS final 2 - 21/08
- NIS final 3 - 22/08
- NIS final 4 - 23/08
- NIS final 5 - 24/08
- NIS final 6 - 25/08
- NIS final 7 - 28/08
- NIS final 8 - 29/08
- NIS final 9 - 30/08
- NIS final 0 - 31/08