Idosos investidores: veja 3 dicas para fazer a aposentadoria render

Idosos investidores

Para quem recebe aposentadoria, nem sempre o valor dá para todos os gastos. E uma forma de conseguir um dinheiro extra é investindo. A seguir, confira 3 dicas essenciais para idosos e saiba quais os melhores investimentos para a faixa etária.

Unsplash/Joshua Mayo

Dica 1 - Mantenha as finanças organizadas

Antes de começar a investir, é essencial poupar dinheiro e, para isso, é preciso saber no que se gasta. A educadora financeira Luciana Ikedo afirma que é essencial construir um orçamento pessoal ou familiar, anotando todas as despesas e receitas. "Não é preciso nenhuma planilha que pareça ter sido elaborada pela NASA, ou aplicativos pouco amigáveis. Um caderno de anotações é uma calculadora simples são suficientes para que um bom planejamento financeiro seja feito", afirma.

FreePik/katemangostar

Dica 2 - Vá além da poupança

Depois de organizar as finanças, é hora de saber onde colocar o dinheiro que sobrou no fim do mês. Luciana orienta que os idosos olhem para além da famosa poupança, pensando em alternativas seguras e com mais rentabilidade. "Os idosos não podem se dar ao luxo de aceitarem rendimentos ruins nesta fase de utilização dos recursos acumulados ao longo da vida toda", comenta.

Unsplash/Braño

Dica 3 - Conheça novos investimentos

Para idosos, Luciana afirma que os melhores investimentos são o Tesouro Selic e os fundos DI com taxa zero de administração. "Esses são investimentos que rendem mais do que o dobro da poupança, possuem volatilidade baixíssima e permitem o resgate no mesmo dia caso seja necessário utilizar o recurso", afirma.

Unsplash/Towfiqu barbhuiya

Dica extra - Confira alternativas à poupança!

Thinkstock/Getty Images

Fique por dentro das notícias e acompanhe mais conteúdos do iG Economia!

ig

Veja mais Top Stories