O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou nesta segunda-feira (12) que o mercado financeiro está recebendo positivamente as medidas adotadas pela equipe econômica do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Diante disso, Campos Neto falou em reduzir a taxa básica de juros da economia brasileira, a Selic.
"O mercado está dando credibilidade ao que está sendo feito, o que abre espaço para uma atuação em política monetária lá na frente", disse o presidente do BC em encontro com empresários promovido pelo Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV).
Entre no canal do Brasil Econômico no Telegram
e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o perfil geral do Portal iG
Atualmente em 13,75% ao ano, a Selic tem gerado atritos entre o governo e o BC. A próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do banco acontece na próxima semana, mas a redução dos juros ainda não deve acontecer.
Segundo Campos Neto, o cenário econômico brasileiro "clareou um pouco", com "surpresas boas", como o alto crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e a contenção da inflação. No primeiro trimestre deste ano, o PIB brasileiro cresceu 1,9%
, superando todas as expectativas.
"Com o número do primeiro trimestre, acho que vai ser muito difícil essa revisão parar. Muito provavelmente vamos ter revisões para próximo de 2% ou até para cima, pelo efeito base do primeiro trimestre", disse Campos Neto.