A Receita Federal recebeu 41.151.515 declarações do Imposto de Renda da Pessao Física (IRPF) de 2023, maior número já registrado. O recorde anterior era da edição de 2022 do IRPF, quando 36,3 milhões de declarações foram entregues. O prazo para enviar o documento se encerrou nesta quarta-feira (31).
Além de bater o recorde, o número de declarações também superou as expectativas da Receita neste ano, que projetava atingir 39,5 milhões de contribuintes.
Entre no canal do Brasil Econômico no Telegram
e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o perfil geral do Portal iG
Dos mais de 41 milhões de pessoas que declararam o Imposto de Renda, 60,61% receberão restituição e 19,83% têm impostos a pagar. Além desses grupos, 19,57% ficaram no zero a zero com a Receita, sem taxas a pagar nem a receber.
A grande maioria dos contribuintes (88%) fez a declaração pelo programa do IRPF para computador. Apenas 7% utilizaram o aplicativo para celular.
Neste ano, a Receita disponibilizou a declaração pré-preenchida, que já puxava dados de anos anteriores, facilitando o preenchimento do documento pelos contribuintes. Apesar da facilidade, apenas 24% das declarações entregues usaram o modelo pré-preenchido.
Restituição do Imposto de Renda
O primeiro lote da restituição do IRPF deste ano já foi pago nesta quarta-feira. A seguir, confira o calendário dos próximos pagamentos:
- 2º lote: 30 de junho
- 3º lote: 31 de julho
- 4º lote: 31 de agosto
- 5º lote: 29 de setembro