Dezenove planos de saúde pelo país foram suspendidos temporariamente pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), treze do total são comercializados pela Unimed-Rio. A medida passa a valer a partir do dia 22 de dezembro.
A suspensão do serviço se deu por conta de queixas relacionadas à cobertura assistencial dos planos no terceiro trimestre deste ano. No total, foram mais de 45 mil reclamações entre julho e setembro de 2022.
A suspensão tem validade de três meses para as empresas se adequarem às normas requisitadas.
De acordo com a Agência, são 387.894 assinantes que serão protegidos pela suspensão. Os clientes das operadoras de saúde não poderão ter o atendimento afetado pela medida.
A medida faz parte do Monitoramento de Garantia de Atendimento, que acompanha e gerencia o atendimento fornecido por planos de saúde, e auxilia na proteção dos direitos dos consumidores. Na mesma leva, foram liberados 46 serviços que estavam suspensos até então.
Confira a lista completa da ANS
- Univida Empresarial III – Apto (473362152)
- Novo Univida I – Apto (473379157)
- Nacional Adesão Pós – Enf (485570201)
- Unimed Personal Quarto Coletivo (449970041)
- Unimed Delta 2 (467671128)
- Unimed Beta 2 Dental PPE (467678125)
- Unimed Personal Quarto Coletivo 2 (467681125)
- Unimed Alfa 2 (467683121)
- Unimed Beta 2 (467685128)
- Unimed Delta 2 (467687124)
- Unimed Personal Quarto Coletivo 2 (467689121)
- Unimed Alfa 2 (467691122)
- Unimed Delta 2 (467694127)
- Unimed Ômega Plus (467700125)
- UniPart Delta 2 (468251123)
- Unimed Alfa 2 Ad (487586209)
- RUBI (456407073)
- Santaris (435791014)
- Classic I (488315212)
Os clientes que desejarem realizar alguma reclamação contra as operadoras podem acessar o portal exclusivo para denúncias, ou telefonar para o número 0800-701-9656.