No pregão, investidores repercutem aprovação de
EMarket
No pregão, investidores repercutem aprovação de "PEC da Transição" no Senado e manutenção de juros pelo Copom

A Bolsa de Valores abriu as negociações desta quinta-feira (8) em queda de 0,29%, aos 108.754 pontos, e a cotação do dólar em alta de 0,49%, negociado a R$ 5,23. 

No dia anterior, Ibovespa fechou em queda de 1,02%, a 109.068 pontos, e a moeda norte-americana encerrou o dia em baixa de 1,21%, vendida a R$ 5,2047.

O mercado amanhece novamente com as atenções direcionadas para a PEC da Transição, aprovada no Senado nesta quarta-feira (7) , e para decisão de política monetária do Copom,  que manteve a taxa básica de Juros, Selic, em 13,75%.

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o  perfil geral do Portal iG

Além disso, também foi divulgada hoje os dados de vendas no varejo do mês de outubro, que também poderá trazer certa volatilidade ao mercado de juros e de câmbio no momento de sua divulgação.

O volume de vendas do comércio varejista no país variou 0,4% na passagem de setembro para outubro, após crescer 1,2% em setembro. Na comparação com outubro de 2021, houve crescimento de 2,7%, terceiro resultado positivo consecutivo. No ano, o setor acumulou aumento de 1,0%, e, nos últimos 12 meses, variou 0,1%, primeiro resultado no campo positivo em 5 meses. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada hoje (8) pelo IBGE.

Lá fora os destaques ficam nas falas de Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE) e na divulgação do número de pedidos de auxílio-desemprego nos Estados Unidos na última semana.

No Brasil deve repercutir a aprovação pelo Senado da PEC da Transição, que deve dar fôlego aos negócios locais no dia de hoje, apesar do exterior mais fraco, o que poderá limitar certo avanço do Ibovespa. Também deverá ser observado alguma reação à decisão do Copom em manter a taxa Selic em 13,75% ao ano, porém esta deverá ser moderada.

Lá fora os contratos futuros de petróleo sobem, recuperando parte dos prejuízos recentes, que giram em torno de 3% na última sessão. Em Nova York os índices futuros operam em alta marginal nesta manhã enquanto investidores aguardam a próxima reunião de política monetária do Federal Reserve (FED). Na Europa as principais bolsas negociam sem direção única nesta manhã, enquanto o dólar também fica sem direção única ante os principais pares. Por fim, na Ásia as bolsas fecharam em baixa nesta quinta-feira, com exceção de Hong Kong que fechou em alta próxima a 3%.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!