Censo 2022
Tânia Rêgo/Agência Brasil
Censo 2022

O presidente Jair Bolsonaro (PL) publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (21) uma medida provisória que permite a contratação de profissionais para o  Censo Demográfico de 2022 sem a necessidade de processo seletivo. 

A MP também amplia a aposentados da União, Estados, Distrito Federal ou Municípios os grupos que podem ser contratados. 

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o  perfil geral do Portal iG 

A falta de mão de obra já havia feito com que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) adiasse a data de conclusão do Censo para dezembro deste ano. 

Até o dia 1º de novembro, foram coletados dados de 136 milhões de brasileiros, o que corresponde a cerca de 63% da população estimada de 215 milhões de pessoas.

O Censo conta atualmente com 90,5 mil recenseadores, ou seja, menos da metade das 183 mil planejadas para a operação. 

O diretor da pesquisa Cimar Azeredo, em coletiva no dia 1º, disse que o IBGE poderia rever o processo de contratação. 

"Hoje estamos com 93 dias de Censo em campo, com a expectativa de que estivesse 100% concluído. Está faltando ainda um terço do Censo a ser concluído. Vamos concluir o Censo em meados de dezembro para entregar os dados do TCU em 28 de dezembro”, disse na ocasião.

Segundo ele, o mercado de trabalho aquecido fez com que a procura por vagas fosse lenta. 

“Temos um outro mercado de trabalho hoje. Temos mais MEIs, temos os trabalhadores de aplicativos. E uma população muito mais arredia para receber o recenseador depois da pandemia”, disse Azeredo.

Segundo ele, a falta de trabalhadores para a coleta de dados em estados como São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que possuem taxas mais baixas de desemprego, atrapalharam a rapidez do processo.

Segundo o IBGE, 31,69% dos recenseados estavam na região Nordeste, 38,45% estavam no Sudeste, 13,99% no Sul, 8,88% no Norte e 6,99% no Centro-Oeste.

O orçamento do Censo Demográfico 2022 é de R$ 2,3 bilhões, o mesmo valor nominal previsto desde 2019, antes da pandemia.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!