A Libra Esterlina atingiu nesta quarta-feira (7) o menor patamar frente ao Dólar em 37 anos, ampliando as incertezas econômicas sobre o Reino Unido. A moeda britânica agora custa US$ 1,14.
O Dólar atingiu seu maior valor frente à Libra pela última vez em março de 1985, quando a moeda inglesa custava US$ 1,05. Na época, as potências do G7 tentaram impedir a supervalorização da moeda estadunidense.
Entre no canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o perfil geral do Portal iG
O aumento da inflação no Reino Unido e as incertezas sobre a economia dos países fizeram a Libra Esterlina cair mais de 15% neste ano. Investidores estão deixando o país e estão se desfazendo de ativos para investir nos Estados Unidos.
Os economistas ressaltam a preocupação com a recessão do Reino Unido e o medo com o aumento dos gastos do governo britânico para segurar a crise econômica nos países. A primeira-ministra, Liz Truss, também demonstrou preocupação com o aumento de custo de importação e prevê um pacote de £100 bilhões.