O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta sexta-feira (26) que o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) gera "desindustrialização em massa" e precisa ser zerado.
Ele também elogiou o corte de 35% do imposto em mais de 170 produtos. A fala se deu durante palestra na Associação da Classe Média (Aclame).
Segundo Guedes, a redução no imposto "é um bom começo".
Entre no canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o perfil geral do Portal iG
No decreto editado pelo governo, foram excluídos os produtos da Zona Franca de Manaus.
O ministro disse ainda que o Brasil vai crescer “só” 2,5% neste ano porque os juros estão “lá em cima” e que a taxa de desemprego cairá para quase 8% antes do fim do ano.
O secretário-executivo do Ministério da Economia, Marcelo Guaranys, afirmou nesta quarta-feira (24) que o governo pretende zerar o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), mas completou dizendo que a medida depende da aprovação da reforma tributária pelo Congresso Nacional.
Segundo Guaranys, a equipe econômica considera o IPI prejudicial para a indústria brasileira e o governo estudou uma redução de até 50% das alíquotas. As regras fiscais, no entanto, obrigam os cortes de arrecadação a serem complementados em outra ponta.