Deflação não foi generalizada. Leite dispara 25,46%, e alimentos aceleram a alta
Brasil Econômico
Deflação não foi generalizada. Leite dispara 25,46%, e alimentos aceleram a alta

deflação de 0,68% no IPCA em julho não significa que a queda de preços foi generalizada. Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados pelo IBGE, apenas dois tiveram variação negativa: transportes e habitação, refletindo respectivamente a queda nos preços de combustíveis e energia elétrica.

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o perfil geral do Portal iG https://t.me/portalig

Nos outros grupos, os preços subiram, porém menos do que em junho. A exceção ficou por conta dos alimentos, cuja alta acelerou: de 0,80% em junho para 1,30% agora.

Os alimentos são os produtos que têm maior peso para as famílias de renda mais baixa. Considerando só a alimentação no domicílio, a alta foi ainda maior, de 1,47%. O leite foi o grande vilão da inflação em julho, com impacto de 0,22 ponto percentual no índice geral.

O preço do leite longa vida subiu 25,46%, após ter avançado 10,72% em junho. Derivados de leite também subiram com força, como no caso do queijo (5,28%), da manteiga (5,75%) e do leite condensado (6,66%).


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!