O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou um novo processo seletivo simplificado complementar para selecionar mais 15.075 recenseadores para o Censo Demográfico 2022. O cargo exige apenas nível fundamental completo. As inscrições começam nesta quinta-feira (28) e vão até o dia 1º de agosto (confira os detalhes abaixo). Não será cobrada taxa de participação.
Entre no canal do Brasil Econômico no Telegram
e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o perfil geral do Portal iG
O contrato terá duração de três meses, podendo ser prorrogado. Os trabalhadores nesta função serão remunerados por produção. A jornada de trabalho recomendável será de, no mínimo, 25 horas semanais, além da participação integral e obrigatória no treinamento.
Com 25 horas semanais de trabalho, o recenseador deve receber R$ 1.791,24 no fim do mês, estima o IBGE.
O papel do recenseador
Caberá ao recenseador coletar presencialmente e/ou por telefone, as informações do Censo Demográfico 2022 em todos os domicílios do setor censitário que lhe for atribuído, registrando-as no dispositivo móvel de coleta; manter o sigilo dos dados emitidos pelo informante; e zelar pelo bom uso de todos os materiais e equipamentos recebidos, entre outros compromissos.
As contratações serão efetuadas nos termos da Lei 8.745, que permite a admissão de pessoal por tempo determinado, a fim de atender à necessidade temporária de excepcional interesse público.
Como se inscrever
Para fazer a inscrição, o candidato deverá comparecer a um dos postos de inscrição do IBGE listados no edital (na manhã desta quinta-feira, as informações ainda não estavam na página do instituto, mas deverão ser publicadas ao longo do dia). É preciso entregar o formulário de inscrição que também estará disponível neste link. O documento deverá estar preenchido e assinado.
"Ao preencher o formulário, o candidato deve considerar apenas a titulação acadêmica de maior pontuação, visto que diferentes pontuações não são cumulativas", informou o IBGE.
No momento da contratação, os selecionados deverão apresentar a documentação original ou cópias autenticadas.
Censo começa em agosto
A partir de 1º de agosto, mais de 213 milhões de habitantes, em mais de 70 milhões de domicílios, serão visitados pelos recenseadores. O Censo Demográfico 2022 revelará as características dos domicílios, identificação étnico-racial, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento, deslocamento para trabalho, mortalidade e autismo.
Realizada a cada dez anos, a pesquisa é a principal fonte de referência sobre as condições de vida da população em todos os municípios do país. O Censo deveria ter sido realizado em 2020, mas foi adiado. O último aconteceu em 2010.