Expectativa de inflação para este ano cai pela quarta semana seguida
Luciano Rodrigues
Expectativa de inflação para este ano cai pela quarta semana seguida

Os agentes do mercado financeiro elevaram a previsão de  inflação para 2023 pela 16ª semana seguida, de acordo com o relatório Focus publicado nesta segunda-feira (25). A expectativa é de inflação em 5,30%, acima dos 5,20% esperados na semana passada. Há quatro semanas, era de 4,91%.

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o  perfil geral do Portal iG 

Nesse patamar, a inflação estouraria a meta estipulada para o Banco Central (BC) pelo terceiro ano seguido. A meta de 2023 é de 3,25% com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.

Do lado contrário, as estimativas para a inflação deste ano vem caindo. Nas últimas quatro semanas, saiu de 8,27% para 7,3%. No entanto, o índice ainda estaria acima da meta de 3,5% com teto de 5% e piso de 2%.

O relatório Focus é divulgado semanalmente pelo Banco Central (BC) e reúne as projeções de indicadores econômicos dos principais bancos e corretoras.

As expectativas foram impactadas pelos efeitos da redução dos impostos sobre combustíveis e da PEC Eleitoral, que tendem a diminuir a inflação no curto prazo, mas elevar no longo.

PIB

A projeção para o PIB deste ano foi elevada para 1,93%, quarta semana seguida de altas. Essas expectativas também são impactadas pela PEC Eleitoral, que dá um estímulo fiscal imediato na economia e tende a aumentar os índices de crescimento neste ano.

Para 2023, a expectativa do PIB variou um pouco para baixo de 0,50% para 0,49%. No outro ano, 2024, também caiu de 1,8% para 1,7%.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!