A plataforma Não Me Perturbe — que permite aos consumidores bloquear chamadas de instituições financeiras e correspondentes bancários que oferecem crédito consignado — registrou 2.933.115 solicitações de bloqueios de ligações indesejadas de bancos e afins, de 2 de janeiro de 2020 (quando o sistema foi criado) até 26 de abril de 2022, segundo a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).
Ainda de acordo com a entidade, os pedidos de bloqueio feitos para todas as instituições financeiras somaram 2.289.375 registros (78,1% do total).
A maioria dos pedidos foi feito por clientes da Região Sudeste (53,56%). A Região Sul foi responsável por 18,12% das solicitações, seguida por Nordeste (14,48%). Centro-Oeste (10,39%) e Norte (3,44%).
Considerando a distribuição por estado, São Paulo foi o que registrou o maior número de pedidos de bloqueio ( 864.246), Em seguida, aparecem Minas Gerais (334.266) e Rio de Janeiro (313.422).
Entre no canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia
Ação dos bancos
A fim de reduzir o número de reclamações contra ligações indesejadas, os bancos rejeitam propostas de contratação de empréstimo consignado enviadas por correspondentes bancários em nome de consumidores cadastrados na plataforma, diz a Febraban.
A entidade também dá dicas para a contratação de crédito de forma segura. Confira as orientações:
- Antes de contratar o produto, peça uma simulação
- Nunca decida com pressa
- Desconfie de propostas exageradas
- Não faça depósitos antecipados para receber o empréstimo
- Nunca assine nada sem ler
- Em caso de devolução de crédito consignado por arrependimento ou contratação não solicitada, procure os canais de relacionamento do banco e nunca faça depósitos em contas de terceiros.