Pesquisa aponta que investimentos em telemarketing de bancos não melhorou nos últimos anos
undefined
Pesquisa aponta que investimentos em telemarketing de bancos não melhorou nos últimos anos

Não foi por acaso que o relato do calvário enfrentado pelo agente de talentos Bruno de Paula para conseguir se comunicar com seus bancos, depois que teve o celular roubado, viralizou, no início do mês, nas redes sociais, ultrapassando 155 mil curtidas. Um em cada cinco consumidores que reclamam de serviços financeiros a Procons ou ao Consumidor.gov.br, plataforma do Ministério da Justiça, não tem a queixa resolvida.

O investimento intensivo dos bancos em tecnologia durante a pandemia não resultou em melhora no atendimento, muito menos em solução de problemas.

É o que aponta estudo do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), que analisa como os sete maiores bancos do país — Banco do Brasil, Bradesco, BTG Pactual/Pan, Caixa, Itaú Unibanco, Santander e Safra — se adequaram às novas necessidades de atendimento a partir da Covid-19, comparando indicadores de 2019, 2020 e 2021.

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia

As reclamações relativas ao serviço de atendimento ao cliente (SAC) do setor subiram 200%, de 2019 para 2021, no Consumidor.gov. A alta é bem maior que o crescimento geral de queixas sobre SACs neste período, de 120%, destaca a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão que editou novas regras para o atendimento.

Já nos Procons, houve queda nas reclamações relativas aos SACs dos bancos, de 62.110, em 2019, para 57.193, em 2021. A Senacon pondera, no entanto, que esses dados devem ser vistos com cautela, devido a interrupção de atendimento presencial dos Procons durante a pandemia, o que pode ter afetado o volume de queixas. Além disso, acrescenta a secretaria, os dados do Procon-SP, o maior do país, não estão incluídos nesse total.

Difícil falar com gente

O índice de solução de todas as reclamações sobre o setor enviados aos Procons caiu de 76,31%, em 2019, para 73,54%, em 2021. No mesmo período, o indicador de resolução registrou uma leve alta no Consumidor.gov, de 78,70% para 79,90%.

"O investimento em tecnologia deveria refletir em aumento de capacidade de solução de problemas do consumidor. É fato que a modernização traz comodidades, mas é preciso entender que, principalmente em demandas mais complexas, o atendimento humano é mais efetivo. O que vemos é um lobby para digitalização e redução de atendimento presencial. Até nas ouvidorias, a qualidade caiu, pelo ranking do Banco Central (BC)", diz Fabio Pasin, coordenador da pesquisa do Idec, que cita ainda o fechamento de 2.318 agências pelos sete maiores bancos entre o início da pandemia e setembro de 2021.

A economista Camila Quirino, de 29 anos, moradora de Ribeirão Preto (SP), queixa-se de não ter conseguido liberar a função de crédito do seu cartão pelo app do Itaú. Ao recorrer ao SAC, perdeu horas em comandos de voz para máquinas, sem conseguir conversar com uma pessoa. A solução foi ir à agência.

"Pelo app ou pelo SAC, no atendimento robotizado, consegue-se acesso a muita informação, contrata-se rápido, mas quando é preciso resolver um problema, não é tão simples. Sou superdigital, mas não é possível ficar em looping no SAC e não conseguir falar com uma pessoa", reclama.

O Itaú Unibanco diz que o problema foi resolvido e acrescenta que, atualmente, na central telefônica, basta verbalizar o que precisa, como “desbloquear cartão”, que automaticamente o cliente é direcionado ao departamento responsável.

"O fato é que os dados de solução de problemas do setor mostram que não houve o avanço na qualidade do atendimento digital, o salto que se esperava que viesse com o avanço digital na pandemia. Deixa claro ainda o quanto o atendimento presencial ficou descoberto", analisa Ricardo Morishita, professor de Direito do Consumidor do IDP e ex-diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor.

Amaury Oliva, diretor de Relações com o Consumidor e Autorregulação da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), apresenta resultados diferentes do setor. Segundo indicadores da federação, o índice de solução do SAC do setor está acima dos 95%:

"Acompanhamos as reclamações aos SACs e, de cada 100, apenas cinco vão parar na ouvidoria, uma vai para o Procon e uma, para o BC. O índice de solução é alto, e os bancos trabalham constantemente por melhoria. Reduzir o tempo de atendimento das ouvidorias de dez dias estipulados pelo BC para cinco foi uma das regras adotadas pela autorregulamentação, além de maior transparência nos dados".

O que dizem os bancos

Procurado, o Banco Central afirma que não emite opinião sobre regulados ou estudos de outras entidades. O Bradesco diz aprimorar constantemente seus serviços e produtos e ter como princípio a adoção das melhores práticas de atendimento. O Itaú afirma que a “evolução digital significou a inclusão dos consumidores a novas formas de relacionamento com o banco, pelos apps e sites” e que toda a sua estratégia é centrada no cliente.

O BB diz estar em constante aprimoramento, mas destaca que, no último trimestre de 2021, atingiu o melhor índice e a menor quantidade de ocorrências desde o início do ranking de reclamações do BC, em 2017, e o melhor resultado no de qualidade do atendimento das ouvidorias desde 2018. O Santander diz cumprir as regras de atendimento e reconhecer a importância de ouvir o cliente para aperfeiçoar os serviços prestados.

A Caixa afirma que o estudo avalia o período da pandemia, em que o banco foi o principal agente do governo no combate aos efeitos da pandemia, principalmente com o pagamento do Auxílio Emergencial. E destaca a boa colocação nos rankings, a tendência de queda nas queixas, as novas plataformas para atendimento remoto e a ampliação de serviços digitais. O Banco Pan diz que tem realizado consistente revisão e melhorias em seus produtos e processos.

Para o Safra, a análise do Idec demonstra a grande evolução do banco no período, no qual passou de 3º para 17º no ranking das instituições mais reclamadas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!