Em meio à polêmica de produtos que levam o consumidor ao erro nos últimos dias, outras embalagens que parecem, mas não são chegam às prateleiras, como é o caso do leite condensado da marca Nestlé, que apresentou uma nova versão: "Mistura láctea condensada de leite, soro de leite e amido".
As diferenças visuais entre os novos lácteos e os produtos já marcantes na memória do consumidor são mínimas. Nas redes sociais, alguns internautas descrevem que o leite condensado ganhou um sósia: "Tem a bonequinha igual, tem o pudim", mas a informação de que é mistura láctea se resume a pequenas letras no final da embalagem.
A quantidade de produtos lácteos com definições diferenciadas e aparências similares aumentou. No site da marca, a empresa afirma que é uma opção para substituir o leite condensado com economia.
Procurada pelo O GLOBO, a Nestlé afirmou que o produto "é uma alternativa ao leite condensado com menor desembolso para as famílias brasileiras que querem continuar preparando suas receitas sem abrir mão da segurança do resultado e da qualidade" da marca.
A Nestlé também afirmou que o produto, chamado de "Moça Pra Toda a Família", tem embalagem diferente dos outros itens da linha Moça e consta a identificação "mistura láctea condensada".
Entre no canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia
McPicanha e Whopper Costela
No mês passado, os hambúrgueres McPicanha e Whopper Costela, viralizaram nas redes sociais e acabaram sendo alvo de Ministério da Justiça e Procons por, apesar do nome, não terem os cortes das carnes na composição.
De acordo com o Ministério da Agricultura, não basta informar, as embalagens não podem induzir a erro ou engano.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) diz que a apresentação da imagem, por exemplo, de uma fruta, em produto que não contenha este ingrediente pode contrariar as regras sanitárias. Mas a caracterização das irregularidades, destaca a agência, requer “avaliação do conjunto de informações contidas no rótulo, já que podem estar presentes alertas que permitam ao consumidor entender que a imagem apresentada não remete diretamente à composição do alimento”.