O reajuste no valor da assinatura do Prime, programa de benefícios da Amazon que oferece, entre outros serviços, o acesso ao streaming, é questionado pelo Procon Carioca, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Cidadania, que enviou notificação à Amazon, do multibilionário Jeff Bezos, que responde por 22% do mercado brasileiro. A partir do dia 20, o valor do plano mensal passará de R$ 9,90 para R$ 14,90 — reajuste de 50% —, e o plano anual sairá de R$ 89 para R$ 119. Para aqueles que já possuem o plano, no entanto, a mudança passa a valer na primeira conta após 24 de junho.
Entre os questionamento do Procon Carioca estão: que motivos justificam o aumento, a Amazon terá que expor os motivos e os respectivos valores; quantos assinantes ativos possui, e detalhar especificamente cada plano.
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Além disso, a Amazon deverá esclarecer como os consumidores foram ou serão informados do aumento no valor da assinatura; e qual o comparativo entre a previsão de receita para o próximo ano e quais os custos para a implementação das mudanças da plataforma.
O órgão quer saber ainda se o consumidor poderá cancelar o serviço caso não concorde com o aumento e se haverá reembolso proporcional a quem tem assinatura anual, caso não não continue com o reajuste. A empresa terá que esclarecer como será realizado esse reembolso.
A Amazon deverá apresentar essas informações, no prazo de cinco dias, na sede do instituto, que fica na Rua Maia Lacerda nº 167, 3º andar, Estácio, no Rio de Janeiro.
Entenda a mudança
Para quem ainda não é cliente Prime Video, mas pretende assinar com a plataforma, assinando o plano atual até o dia 19 de maio, o preço pago pelo serviço pelos primeiros 12 meses ainda será o mais barato (R$ 9,90 ou R$ 89). Uma estratégia da empresa para ganhar novos clientes durante o tempo que antecede o aumento.
O serviço de streaming distribuiu um comunicado oficial para explicar os aumentos. De acordo com a empresa, o aumento se dá por conta da vontade da produtora de investir mais em conteúdos originais, além de ampliar o catálogo de filmes e jogos.
Sobre os conteúdos já conhecidos do público que a empresa pretende seguir investindo, a Amazon citou títulos famosos como The Boys e Um Príncipe em Nova York 2. Além disso, o comunicado contempla também produções brasileiras nas quais o serviço de streaming deve investir, como Manhãs de Setembro e Soltos em Floripa.
Ainda sobre o aumento, a empresa explica que o mesmo preço foi mantido por anos e não mudou mesmo diante dos grandes investimentos da Amazon em conteúdos que conquistaram o público.
"O programa tem o mesmo preço desde que foi lançado em 2019, mesmo com todos os investimentos para tornar o Amazon Prime cada vez mais valioso para nossos membros no Brasil. Com a expansão dos benefícios e aumento de custos operacionais gerais, aumentaremos em 20 de maio de 2022 o preço da mensalidade", diz o comunicado.