O saque extraordinário do FGTS de até R$ 1 mil foi disponibilizado para mais de 42 milhões de brasileiros desde quarta-feira (20), pelo serviço Caixa Tem. O benefício também pode ser resgatado por quem, em anos anteriores, teve a conta clonada por fraudadores, que usavam o CPF do trabalhador para sacar o valor emergencial liberado pelo fundo.
Nessas situações, observadas principalmente quando o governo federal liberou o saque emergencial durante um dos momentos mais agudos da pandemia, em 2020, o fraudador se cadastrava no aplicativo Caixa Tem com o CPF e demais dados do verdadeiro titular, mas criando um novo e-mail. O golpe só era percebido quando o trabalhador tentava criar uma conta na ferramenta, mas atestava que já havia um cadastro com aquele CPF.
Entenda o que fazer
Caso a pessoa tenha encerrado a conta no Caixa Tem em função da fraude, mas tenha e queira resgatar uma parcela emergencial do FGTS, a Caixa informa que deve ser utilizada a Poupança Social Digital da Caixa como forma de pagamento. A partir disso, será aberta uma nova conta automaticamente.
A Caixa orienta que, se apontar problemas no cadastro para acesso ao aplicativo, a pessoa deve se dirigir a uma agência da Caixa com documento de identificação para regularizar a conta. O mesmo deve ser feito em caso do mesmo CPF cadastrado em mais de um celular — há um limite para cadastro da mesma identificação em vários aparelhos.
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No entanto, se o próprio aplicativo Caixa Tem apresentar a possibilidade de enviar documentos pessoais e foto ou "selfie" do cliente pela plataforma, não é necessário comparecer presencialmente a uma agência para efetuar o bloqueio da conta.
Cuidados com fraudes
Para evitar golpes, a Caixa informa que as consultas do saque extraordinário do FGTS são realizadas exclusivamente nos canais oficiais do banco, pelo site ou pelo app do FGTS. E não envia mensagem com solicitação de senhas, dados ou informações pessoais, bem como links, confirmação de dispositivo ou de acesso à conta por e-mail, SMS ou WhatsApp.
Veja o passo a passo para se acessar o Caixa Tem
Baixe o app
Para isso, é só acessar a Google Play Store ou a Apple Store e baixar o app Caixa Tem. Neste momento o acesso é exclusivo aos clientes que já possuem a conta poupança social ou poupança digital+ no Caixa Tem.
Acesse
O acesso é feito com o seu CPF e uma senha numérica que você irá cadastrar na primeira vez que usar o app.
Confirme o seu celular
No seu primeiro acesso, você irá receber um código em uma mensagem SMS para confirmar sua identificação no aplicativo. Basta informar o número do seu telefone e depois digitar o código recebido dentro do app.
Serviços
Depois de acessar, é só clicar no serviço que você deseja. Para acessar o saldo, o usuário terá que pedir um novo código via SMS. É possível transferir o dinheiro, fazer pagamentos de boletos ou contas.
Saiba o que fazer em caso de problemas no acesso:
Já houve casos em que terceiros conseguiram acessar o aplicativo Caixa Tem, cadastrando e-mail, CPF e senha em nome dos verdadeiros beneficiados. Se o acesso está bloqueado é preciso procurar uma agência da Caixa.
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Informei o CPF na tela inicial e aparece a mensagem “Verifique sua solicitação”, direcionando para consultar meu Auxílio Brasil/FGTS. O que devo fazer?
Nesse caso, é necessário consultar a situação do seu benefício nos aplicativos ou sites indicados na página inicial. A situação “Aprovado” no site deve indicar o uso do Caixa Tem para que você consiga acessar. É importante verificar também a data em que o crédito vai estar disponível no Caixa Tem para movimentação.
Coloco o CPF para acessar o app Caixa Tem e quando clico em “Entrar” aparece a mensagem para procurar uma agência da Caixa. O que devo fazer?
Isso acontece quando são identificados problemas no cadastro realizado para acesso ao Caixa Tem. Para resolver, é necessário dirigir-se uma agência da Caixa com seu documento de identificação e pedir a regularização do cadastro.
Quando tento acessar o aplicativo, é apresentada uma mensagem de que há muitos CPFs cadastrados no meu celular. O que isso significa?
Isso acontece quando mais de uma pessoa usou o mesmo celular para acessar a conta no Caixa Tem. Por questões de segurança, há limite de quantidade de pessoas usando o mesmo celular. Nesse caso, é preciso pedir, em uma agência da Caixa, a exclusão dos CPF que não precisam acessar o Caixa Tem a partir do aparelho celular que você usa. Lembre-se sempre de levar um documento de identificação pessoal e os números dos CPF que deverão ser excluídos.
Quando tento acessar é apresentada mensagem de que o CPF está cadastrado em muitos celulares. O que devo fazer?
Essa mensagem significa que o CPF acessou o app Caixa Tem em mais de um celular. Por questões de segurança, uma mesma pessoa (CPF) não pode acessar a conta em diversos celulares, por isso há limite de quantidade de celulares que podem ser utilizados por um mesmo usuário. Nesse caso, é preciso ir a uma agência da Caixa, informar que recebeu essa mensagem e pedir a exclusão dos celulares que você não mais usará para acessar o Caixa Tem. Lembre-se sempre de levar um documento de identificação pessoal.
Estou tentando liberar o acesso e o código nunca é enviado ao meu telefone. O que devo fazer?
É preciso verificar se o número do telefone informado no momento do cadastro está correto. Para resolver, é só pedir a alteração do telefone no cadastro em uma agência da Caixa.
O aplicativo apresenta mensagem de que "Não foi possível carregar a lista de perguntas". O que significa?
Essa mensagem aparece durante a tentativa de liberar acesso. Quando são identificados problemas no cadastro, é necessário autorizar o dispositivo em uma agência da Caixa. Leve seu documento de identificação para que possa ser atendido.
Enviei meus documentos e o acesso não foi liberado. O que devo fazer?
O prazo médio para liberar o acesso ao Caixa Tem é de até 48 horas. Se ainda não conseguiu acessar, vá a uma agência da Caixa com seu documento de identificação e peça para autorizar o dispositivo.
O aplicativo não atende aos comandos ao clicar nas opções de “mostrar saldo”, “pagar na maquininha”, “cartão de débito virtual”; além de apresentar a mensagem "Transação negada para esta conta". O que devo fazer?
Para resolver, é necessário comparecer a uma agência da Caixa para identificar o motivo do impedimento e solicitar a regularização.